Prefeito empossa Conselho Participativo da Subprefeitura Mooca

Conselhos de mais 31 subprefeituras também tomaram posse

Em solenidade ocorrida no Anhembi, no último dia 25 de janeiro, 42 conselheiros participativos da Subprefeitura Mooca tomaram posse. Eles terão, a partir de agora, a incumbência de acompanhar as ações da administração e sugerir medidas de interesse da população local. Representando os distritos: Mooca; Tatuapé; Água Rasa; Belém; Brás, Pari. A cerimônia também marcou a posse dos 1.113 eleitos para o segundo mandato do Conselho Participativo Municipal, no biênio 2016-2017. O colegiado é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pela Prefeitura como instância de representação popular de cada uma das 32 subprefeituras da cidade.
“Temos grande expectativa em relação ao Conselho Participativo, sobretudo neste momento. Enviamos para a Câmara um projeto de lei que vai exigir de todos nós, mas sobre tudo de vocês, uma reflexão junto aos vereador”, disse o prefeito Haddad, se referindo à proposta para a eleição direta dos subprefeitos da cidade. Ele afirmou que os conselheiros vão levar esse tema para debate junto às comunidades de seus bairros.
Os novos conselheiros foram escolhidos em 6 de dezembro, em um pleito que contou com a participação de 42 mil eleitores paulistanos. Com mandato de dois anos, os conselheiros eleitos terão a missão de fiscalizar e acompanhar as ações e gastos públicos de cada subprefeitura e das secretarias municipais e também apresentar as demandas, necessidades e prioridades da população na área de sua abrangência.
Este segundo biênio do Conselho Participativo Municipal terá a participação de, no mínimo, 50% de mulheres em sua composição, garantida por lei sancionada pelo prefeito Fernando Haddad.Os imigrantes também terão 35 cadeiras, garantidas em 29 subprefeituras que contam com uma parcela representativa dessa população dentro de seus habitantes.
Durante a cerimônia, Haddad homenageou alguns conselheiros que se destacaram durante as eleições: Oswaldo Daud (homens mais idoso), Lealdina Darauma da Silva (mulher mais idosa), Makasuel Jose Costa (homem mais votado), Priscila Santos de Lima (mulher mais votada), Ingrid da Silva de Souza (mulher mais nova), Peterson Xavier Prates (homem mais novo), Mauro de Jesus Tordoya Marin e Louse Edimo Nkengue (imigrantes).
Três profissionais talentosos que contribuíram para história de São Paulo também foram homenageados nesta segunda-feira (25), durante as comemorações dos 462 anos da cidade. A cantora e compositora Leci Brandão, a escritora Lygia Fagundes Telles e o desenhista e cartunista Mauricio de Sousa receberam do prefeito Fernando Haddad a Medalha 25 de Janeiro