Praça no Tatuapé é exemplo de parceria e cidadania

área publica foi revitalizada em 25 dias

 Em parceria com a Subprefeitura Mooca, moradores, empresários e um Instituto de participação e gestão desenvolveram melhorias na Praça Braúna, no Tatuapé. Graças à ação conjunta, o trabalho em área de aproximadamente 4.000m² pode ser realizado em tempo recorde.

Com paisagismo repaginado, mesas e cadeiras trocadas, equipamentos novos a exemplo da pista de skate, a Praça ganhou novos ares, convidando freqüentadores e transeuntes a desfrutar do espaço comum.

O pequeno teatro de arena, voltado para os pequenos com seus bancos confeccionados com pneus, denotou criatividade e deixou o espaço mais aprazível.

Mas o trabalho não para por aí. Estimulados pelo resultado do processo de revitalização, os munícipes instituíram um grupo gestor, que a partir de agora terá a incumbência de monitorar o local, fazer inovações, manutenções constantes, novas parcerias além de, em médio prazo, organizar a Associação dos amigos da Praça.

O trabalho diferenciado, com pinturas artísticas e até um castelinho para a criançada, não seria possível sem a contribuição de vários participantes. Os principais agentes propulsores foram os próprios moradores, que estiveram presentes em todas as fases, desde a idéia e o projeto até a execução dos serviços.

A Subprefeitura autorizou a intervenção no local, retificou os canteiros, forneceu brita e areia, colocou mesinhas e cadeiras, bem como cedeu trator e fez a terraplanagem.

O Instituto entrou com a metodologia para a realização das mudanças fazendo reuniões com os interessados, captando recursos, construindo maquetes e o planejamento das ações.

O grupo empresarial ficou responsável pelos recursos financeiros para a mesa de piquenique, rotatória, play ground, pintura, entre outras contribuições.

Segundo Eliane Bertane, moradora e empresária, “o Instituto Elos teve a capacidade de aglutinar as diversas iniciativas isoladas que já existiam na comunidade, mas que não saíam do papel. Eles tiveram o mérito de tornar possível a parceria entre diversos atores sociais”.

Os moradores mostraram que estão dispostos a continuar o trabalho: em reunião no último dia 24, na sede da Subprefeitura Mooca, cerca de 15 pessoas estiveram reivindicando serviços públicos como poda de árvores e rega de plantas.

Ao atender a comunidade, o subprefeito da Mooca comentou que “esse é um bom exemplo de cidadania e estamos dispostos a ampliar nosso quadro de colaboradores. Já existem 17 praças com Termos de Cooperação, a maioria com a iniciativa privada. Dispomos de meios legais para fazer esse contrato simples e rápido, sem burocracia.”

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode assinar Termos de colaboração com a Subprefeitura Mooca. Informações pelo telefone 2292-2122.