Três obras de grande porte pretendem minimizar alagamentos

Novos tubos das galerias de águas pluviais chegam a ter 1,80m de diâmetro

As Ruas Canuto Saraiva, Visconde de Cairu, Orville Derby e Leocádia Cintra, ao redor do Largo São Rafael, vem recebendo desde o final de 2013 obras de drenagem de grande porte, refazendo o subsolo da região. O objetivo é dar maior vazão às águas pluviais e assim melhorar o cotidiano dos moradores e motoristas na região. São três obras interligadas que, juntamente com mais outras três em outros endereços, formam o Programa de Redução de Alagamentos da a Subprefeitura Mooca, para o qual foram investidos cerca de 25 milhões de reais.

Segundo um engenheiro da subprefeitura, a obra merece destaque, pois complementa a que foi feita na década de 90 na Rua Borges de Figueiredo. “Ela está reconstruindo e ampliando toda a rede de drenagem local, estendendo-se da Rua Madre de Deus até os trilhos do trem, direcionando o fluxo das águas para o rio Tamanduateí”.

As técnicas para o desenvolvimento do trabalho misturam as já consolidadas com as mais modernas, como o sistema não destrutivo conhecido como “shaft”, onde um túnel é aberto através de uma furadeira gigante para a construção da nova galeria, sem necessidade de remover todo pavimento. Se depender do tamanho dos tubos que estão sendo instalados- de 1,80m de diâmetro, um dos locais mais antigos da Mooca ficará, a partir do segundo semestre deste ano, livre dos alagamentos.

Para a Sra. Joana Tereza Pedro, que trabalha na região há 17 anos e passa todos os dias pelo Largo São Rafael, a obra é bem vinda: “ De janeiro à março tenho dificuldade em passar no local quando chove, preciso esperar a água baixar. Pela movimentação das máquinas e dos funcionários tenho a esperança que vai ficar melhor”.