Novos Ecopontos já estão funcionando nos Distritos do Brás, Pari e Mooca

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de materiais como restos de construção civil, madeira, móveis velhos, pneus, além de resíduos recicláveis

As regiões do Brás, Mooca e Pari já contam com novos equipamentos de combate ao descarte irregular de entulho. Na última segunda-feira (19), três novos Ecopontos começaram a atender a população interessada em destinar de forma correta materiais como restos de construção, móveis e pneus. Agora a região da Subprefeitura Mooca conta com cinco Ecopontos, eles estão localizados na Rua Pires do Rio, 600 (Mooca), na Rua Palmorino Mônaco, 1 (Brás), na Avenida Carlos de Campos, 1031 (Pari), na Rua Bresser, 1543 (Mooca) e na Avenida Salim Farah Maluf,179 (Tatuapé).

Os Ecopontos são uma boa alternativa para quem precisa se livrar de entulhos e outros objetos. Por meio deles, cada munícipe pode levar até um metro cúbico de resíduo por dia (o equivalente a uma caixa d’água de mil litros), como materiais de construção civil (cimento, entulho, tijolo e restos de azulejo), madeiras, móveis velhos, pneus, além de resíduos recicláveis. Os Ecopontos não recebem resíduos hospitalares, de saúde e nem lixo domiciliar. Lembramos que este serviço é totalmente gratuito.

Ao todo, a Prefeitura de São Paulo conta com 51 Ecopontos espalhados por toda a cidade. A relação com os endereços de todas as unidades pode ser encontrada no site da Prefeitura ou por meio do telefone 156. Em 2012, nos dois primeiros meses do ano, mais de 52 mil metros cúbicos de resíduos foram entregues nos Ecopontos. Em todo ano de 2011, foram cerca de 230 metros cúbicos. O descarte correto do entulho e de resíduos recicláveis evita a poluição e o entupimento de bueiros, que ocasionam enchentes em vias públicas. O descarte irregular também é crime, o responsável está a sujeito a multa no valor de R$ 12 mil.