Munícipe reforma calçada motivado por folheto

Sensibilizado com o Projeto Bairro Amigo do Idoso, que propõe o envelhecimento ativo da população, morador realiza adequações

O munícipe Carlos Roberto Morales, 48, adotou uma atitude cidadã elogiável no último mês. Motivado pelo folheto informativo produzido pelo Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz em parceria com a Subprefeitura Mooca, e que é utilizado como uma das ferramentas do Projeto Bairro Amigo do Idoso para sensibilizar a população a transformar a região em mais amistosa para sua própria população, o morador da rua Ezequiel Ramos, 73, executou a obra do passeio público em frente ao imóvel que reside.

 Carlos recebeu o folheto no dia 25 de maio e dirigiu-se até a Subprefeitura Mooca, dois dias depois e informou que sua calçada apresentava um declive lateral acentuado e entrada de veículo irregular, questionando o que poderia fazer. No órgão público, recebeu a orientação de como executar a obra para se adequar à legislação. Em menos de 30 dias, o munícipe voltou à subprefeitura para informar que executou a obra e demonstrar sua atitude cidadã.

 O próprio Carlos conta como resolveu efetuar a obra no passeio público. “Recebi um folheto com informações sobre calçada do Projeto Bairro Amigo do Idoso e pelas orientações percebi que teria que adequar minha calçada. O piso desnivelado era no formato de uma rampa, o que o deixava irregular. Percebi que isso também dificultava a passagem para os idosos e deficientes físicos. Quero fazer as coisas certas, segunda as leis e normas para fica tudo certo, além de favorecer as pessoas com dificuldades de locomoção, sou consciente, quero ajudar o próximo”. O munícipe rebaixou o declive de sua calçada tornando a faixa livre acessível e construiu degraus na lateral da faixa de acesso a veículos, conforme permitido na lei, quando o declive do passeio público é acentuado.