Conferência para Implementação do Projeto Bairro Amigo do Idoso seleciona 15 propostas

Todas as propostas serão encaminhadas de forma individual para o órgão responsável pelo tema, que irá avaliar a viabilidade de implantação

A Subprefeitura Mooca realizou na última sexta-feira (17), das 13h00 às 17h00, a 1º Conferência Regional para Implementação do Projeto Bairro Amigo do Idoso. A conferência se desenvolveu como um fórum de debate e contou com a participação de segmentos da sociedade civil organizada, com a finalidade de avaliar a situação da população com 60 anos de idade ou mais, e demais próximas de completar esta idade, além de apresentar propostas que colaborem para tornar a região mais amistosa a essa faixa etária, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde em seu Guia Global: Cidade Amiga do Idoso.

O evento começou por volta de 12h45, com a chegada dos delegados e convidados. Compareceram ao evento 21 delegados, sendo que 18 representavam a sociedade civil, eleitos por votos populares nas seis audiências públicas, que ocorreram nos distritos sob jurisdição da Subprefeitura Mooca. Os demais representaram o poder público, sendo escolhidos pelo subprefeito da região.

Às 13h15, teve início à abertura da conferência na qual compunhaseram à mesa, o subprefeito, uma autoridade pública, uma professora, a coordenadora da Universidade Aberta da Maturidade na Universidade São Judas, o presidente do grande conselho municipal do idoso, e uma doutora em saúde pública e mestra em gerontologia.

Todos os participantes da mesa tiveram a oportunidade de se expressar e mostrar o devido apoio à ação pioneira implantada pela Subprefeitura Mooca. Em seguida, a palestrante Dra. Marília Viana Berzins discursou por volta de 20 minutos, falando sobre a situação das pessoas idosas em São Paulo. Em seu pronunciamento, ressaltou que a população paulista está envelhecendo e já passa de um milhão de pessoas, defendendo a necessidade de que as políticas públicas sobre o tema sejam repensadas para suprir a necessidade dos idosos. A doutora afirmou diversas vezes que os idosos não querem privilégios, gostariam apenas de serem tratados com liberdade e respeito e também defendem uma sociedade não só para os idosos mais para todas as idades.

Entre 14h30 e 15h45, ocorreram os debates nas salas temáticas, dividas pelos seguintes temas: Espaços Abertos: Sociabilidade, Acessibilidade e Ambiência; Transportes: Ônibus e táxi: a adaptação dos equipamentos e a relação do condutor/usuário; Apoio Comunitário: Urgência para formação da rede de cuidado; Participação Social : Lazer, ócio, esporte e cultura; Comunicação e informação: Ampliação dos canais de divulgação dos serviços e equipamentos da rede de cuidados.

Dentre os presentes, havia um coordenador e um relator, indicados pelo próprio grupo, que orientaram e organizaram os debates com intuito de viabilizar a discussão sobre as propostas oferecidas e orientar no processo de elaboração das três ideias escolhidas, que foram na etapa levados seguinte à votação simples dos 21 delegados.

Às 16h10, foi reiniciada a etapa final dos trabalhos no auditório da Universidade São Judas. Cada delegado apresentou as propostas que foram definidas por cada sala. A Delegada Márcia Sakurata, responsável pelo tema “Participação Social”, apresentou as seguintes propostas para votação: Playground para idosos com instalação de aparelhos de ginástica, acompanhados de orientadores profissionais nas UBS’s, praças e CDM’s; Chá Cultural com a elaboração de cursos, vídeos, jogos, competições e palestras dentro dos CDM’s; Circuito Cultural com a viabilização de visitas à museus, cinemas, teatros, passeios à outros bairros com a orientação de guias e monitores.

O grupo que teve como tema central Transporte, representado pela Delegada Neusa Formigoni, apresentou as seguintes propostas: Disponibilização de ônibus para passeios a parques, jardins, museus, teatros, entre outros, com implantação de parcerias públicas-privadas; Treinamento de motoristas e cobradores, com cursos para melhor atendimento aos idosos, onde seriam abordados temas como: parada nos pontos perto das guias, tratamento, exigência do cumprimento da ocupação dos bancos reservados aos idosos; Melhoria na acessibilidade aos transportes públicos, melhoria da sinalização e divulgação da existência do vagão do idoso no Metrô.

Já o grupo de discussão sobre Espaços Abertos, norteado pelo Delegado Roberto Carvalho, abordou as seguintes propostas: Melhoria da manutenção das praças e CDM’s com a limpeza e manutenção dos equipamentos e com a presença de zeladores e segurança constante; Melhoria na iluminação das praças, teatros, igrejas e pontos de ônibus; Melhor fiscalização da Prefeitura para a retirada dos ambulantes, proibição de bicicletas e reparos dos desníveis nas calçadas.

O delegado Wagner Wilson, representante do grupo sobre Comunicação, propôs o seguinte: Implantação de uma campanha nacional para aquisição de aparelhos auditivos via UBS’s; Melhoria da comunicação entre os subdistritos com a formação de grupos de médicos aposentados voluntários; Postos policias nas praças centrais com jornais, mapas das ruas, guia do comércio local e relação dos ônibus com o itinerário.

Para terminar a apresentação das propostas, a delegada Terezinha Aparecida Saldanha Faria, do grupo sobre Rede de Apoio: Fortalecimento dos locais já existentes de atendimento aos idosos e aumento no número de funcionários na Unidade Marina Crespi, com especialistas na área Geriátrica; Implantação da Unidade de Atendimento domiciliar para acamados, com a criação de estrutura em todos as unidades de saúde; Ampliação do Programa de Acompanhamento dos Idosos.

Todas as propostas, sem exceção, foram aceitas pela votação dos delegados e serão encaminhadas aos órgãos responsáveis por cada tema, que irão avaliar a viabilidade para sua implantação.