Ecoponto Piraporinha entrou em funcionamento dia 13 de maio

Reivindicação antiga da população é atendida

A Subprefeitura do M’Boi Mirim inaugurou no dia 13 de maio o Ecoponto Piraporinha. A instalação tem como objetivo preservar o meio ambiente e impedir o acúmulo de entulhos em lugares inadequados. Orçada em R$ 161.949,45, a unidade foi construída em área de 1.296 metros quadrados.

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade. Atualmente, o município conta com uma rede de 91 ecopontos e a Administração trabalha para atingir a meta de 140 até o fim de 2016.

No M'Boi Mirim o ponto escolhido para a implementação do equipamento foi a Rua João de Abreu, na altura do 326, no Piraporinha. A obra atende uma demanda emergente na região, tão discutida por moradores, entidades e pelos conselhos do CADES e Participativo, preocupados com inúmeros pontos viciados de lixo. A região por ter boa parte de seu território em área de manancial, e pelas dificuldades para localizar terrenos apropriados para a destinação de inservíveis, sofreu com o entrave para a construção de ecopontos.

Entre os tipos de materiais que podem ser descartados estão resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Nos ecopontos não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.