Obras do córrego Ponte Baixa geram empregos e avançam no sentido da rua Daniel Klein

50% da canalização do córrego Jardim Letícia está pronto, e 65% de mais um trecho de canalização do córrego Ponte Baixa também.

 

As obras de canalização do córrego Ponte Baixa e do córrego Jardim Letícia geram cerca de 300 empregos diretos nesta fase da obra.

Depois de liberar ao trânsito dois viadutos junto a Av. Guido Caloi, e de inaugurar o primeiro trecho da nova avenida Luiz Gushiken até rua José Barros Magaldi, a obra avança no sentido da interligação com a Estrada de M’Boi Mirim. O primeiro trecho concluído engloba a execução de canalização aberta e fechada, numa extensão de 1.560 metros, com aduelas abertas e fechadas, variando a largura de 16,5m até 9 metros. O sistema viário inaugurado tem dois viadutos de acesso a av. Guido Caloi, com 3 pistas em cada sentido, corredor exclusivo de ônibus, calçadas amplas e ciclovia.

No momento as equipes de obras tem quatro frentes de trabalho. A primeira é no trecho da Rua José Barros Magaldi até rua Amitaba, com a execução de canalização em aduelas, trecho fechado e aberto, com 800 metros de extensão. Cerca de 65% está concluído, com seção variando de largura de 4 metros até 9 metros.

Na rua Francisco Xavier de Sales com a rua Amitaba, próximo a Igreja Batista do Piraporinha, está sendo executada a canalização com escoramento de valas utilizando a tecnologia de slide rail, que permite escavação com menor necessidade de retirada de material. Nesta área também será executado a canalização de 40 metros do córrego do Piraporinha.

No trecho da Rua Capitanias Hereditárias está em execução a canalização do córrego Letícia, que é afluente do córrego Ponte Baixa. A previsão é executar 700 metros de canalização. A SIURB já concluiu 476 metros, ou seja, mais de 50% da obra já está pronta, com seção de 4 metros de largura. Nesta área será construído o futuro parque linear do Jardim Letícia.

Outro trecho em obras são as fundações e movimentação de terra junto a rua Daniel Klein onde será construído o viaduto de interligação com a estrada de M’Boi Mirim. Este viaduto vai permitir que o sistema viário de mais de 3 km atue como um viário paralelo a Estrada de M’Boi Mirim, desafogando o trânsito no local.

Com informações da Secretaria de Infraestrutura Urbana - Siurb