Consulta Pública de elaboração dos Planos Regionais das Prefeituras Regionais estão em andamento

Munícipes podem fazer propostas, comentários, apoiar outras contribuições ou apenas se informar sobre o que está sendo discutido

Os paulistanos podem participar, até o dia 12 de agosto, da consulta pública online destinada à elaboração dos Planos Regionais das Subprefeituras que, assim como o Plano Diretor e a Lei de Zoneamento, é um instrumento de planejamento urbano da cidade. A ferramenta fica disponível dentro do site de Gestão Urbana. O acesso é aberto a qualquer munícipe interessado em fazer propostas e comentários, apoiar as contribuições de outros participantes ou simplesmente conhecer o que está sendo discutido.

Estão disponíveis duas formas de participação: uma a partir de contribuições sobre um perímetro já definido e a segunda, com a definição de um novo local e de estratégias de desenvolvimento.

No caso de propostas para um perímetro já demarcado, o usuário pode apontar se concorda, discorda ou concorda com ressalvas com o que está sendo proposto. Isso inclui a possibilidade de contribuições sobre as características do local, diretrizes seguidas, além de objetivos a serem alcançados. Já na segunda situação, o participante pode sugerir um novo perímetro, explicando o motivo da escolha do local e quais os objetivos a serem alcançados.

Em ambos os casos, os perímetros são destinados ao desenvolvimento local, por meio da implantação de área de lazer e cobertura vegetal, melhoria das calçadas e da iluminação pública, priorização de pedestre, geração de empregos e preservação ambiental, por exemplo.

Os Planos Regionais das Subprefeituras devem detalhar as diretrizes do Plano Diretor Estratégico no âmbito de cada uma das subprefeituras, contribuindo para a instalação de equipamentos e serviços públicos.

Para acessar a ferramenta, clique aqui.