Recreio nas Férias oferece atividades culturais, brincadeiras e passeios

Programação vai até 15 de julho em e as inscrições ainda estão abertas

O programa Recreio nas Férias iniciou suas atividades nesta segunda-feira (11). No total, mais de 26 mil crianças estão inscritas para a programação de atividades culturais, brincadeiras e passeios, que acontecerão até 15 de julho em 74 polos. Em sua 31ª edição, o programa apresentará a cultura indígena, com o tema “Brinquedos e Brincadeiras dos Povos Originários do Brasil”.

Durante todo o período, as crianças participarão de atividades esportivas, 157 apresentações culturais, 1.100 oficinas e 745 passeios gratuitos a museus, teatros, parques e unidades do SESC. A programação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e inclui lanches e refeições diárias. Entre as excursões, estão visitas ao Museu do Futebol, ao Catavento Cultural, ao Parque Ibirapuera, à Pinacoteca e ao Planetário do Carmo.

No polo do Centro Educacional Unificado São Mateus, por exemplo, estão inscritas 750 crianças. Na abertura da programação, os participantes acompanharam a apresentação do coral Guarani Ara Ovy, composto por indígenas da Aldeia Tenande Porã, localizada em Parelheiros, extremo sul da cidade. Outra opção nesta manhã foram os espetáculos “Bichos do Brasil” e “Gigantes de Ar”, da companhia Pia Fraus.

Para participar, é necessário se inscrever diretamente em um dos polos do programa (veja endereços) e apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Podem participar crianças de 4 e 14 anos, e não é necessário ser aluno da Rede Municipal de Ensino. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. As atividades acontecem em todas as regiões da capital, em 28 pontos na zona sul, 27 na zona leste, 12 na zona norte, três na zona oeste e dois no Centro. A agenda cultural está disponível pela internet.

A programação acontece em equipamentos públicos e em parceria com a sociedade civil. Nesta edição, são 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), sete associações de bairro, 5 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), três Centros de Educação e Cultura Indígena, um Clube da Comunidade e um centro esportivo municipal.