Cemitério São Luiz tem suas 8 salas de velório reformadas

Qualidade estética e acessibilidade nos ambientes reformados foram pensadas para humanizar o atendimento no local

Foto: SFMSP

Aproximadamente seis mil pessoas passam pelos velórios municipais da capital paulista todos os dias. Atento a esses números, o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) procurou iniciar um projeto mais humanizado para a infraestrutura destes locais. Reformas já foram feitas nos cemitérios Itaquera, Saudade, Araçá e, também, na agência Central. E, no último dia 27, foi a vez de reinaugurar as oito salas de velório do cemitério São Luiz.

Entre as diversas melhorias, as salas receberam nova pintura, e o principal fator de inovação foram as cores escolhidas, entre tons que deixaram o ambiente mais harmônico e acolhedor. “Toda melhoria que pensamos é estética, oferece boa infra-estrutura e tem baixo custo, mas, principalmente, é voltada para que a própria população receba acolhimento nestes espaços”, explica o diretor de cemitérios do SFMSP.

No novo espaço houve ainda a implementação de toldos para evitar que chuvas entrem nas salas de velório, como acontecia anteriormente. E, de acordo com o diretor da Divisão de Obras e Fiscalização, até os detalhes dos pisos foram pensados. “Achamos que, além da qualidade estética, era necessário fazer uma adequação dos ambientes e utilizamos pisos especiais que deixassem os espaços mais amplos”, comenta.

Os banheiros do velório foram reformados e foi feito um banheiro exclusivo para portadores de necessidades físicas. Além disso, pensando em acessibilidade, agora, as salas de velório, banheiros e administração do velório têm novas placas, com textos escritos também em braile. “Batalhamos para que a reforma desses espaços aumente a qualidade dos serviços e melhore a humanização no atendimento ao cidadão”, afirma a superintendente do Serviço Funerário Municipal.

O engenheiro responsável pela obra complementa que o vestiário para veloristas também foi reformado e, em todos os ambientes, foi feito novo cabeamento dos fios elétricos, que antes ficavam expostos. “Além disso, a administração dos velórios, que ficava junto à administração da necrópole, ganhou sala exclusiva”, afirma.