SMADS já conta com 12 mil vagas de acolhimento

Desde o início da Operação Baixas Temperaturas, em maio, a SMADS já registrou mais de 403 mil acolhimentos

A chegada do frio fez com que os centros de acolhidas da capital recebessem mais moradores em situação de rua nas últimas semanas. No entanto, por conta do planejamento feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), as cerca de 12 mil vagas de acolhimento foram suficientes em todos os dias da Operação Baixas Temperaturas, que entrou em vigor em maio e vai até setembro.

Nos 80 centros de acolhida, que estão instalados em todas as regiões da cidade, são cerca de dez mil vagas. Outras duas mil foram criadas em abrigos emergenciais, com destaque para o último aberto na terça-feira (21) na Galeria Prestes Maia, no Vale do Anhangabaú.

O local conta com espaço para guardar as carroças dos moradores e também os cachorros. O abrigo emergencial tem acesso tanto pelo Vale do Anhangabaú como pela Praça do Patriarca. Está equipado com 250 beliches e banheiros femininos, masculinos e para pessoas com deficiência. Oferece a todos os abrigados café da manhã e jantar.

Graças ao planejamento por parte da SMADS, a rede socioassistencial não registrou esgotamento das ofertas de acolhimento. Nesta semana, por exemplo, foram 3.433 vagas ociosas. No domingo foram 210 lugares vagos; na segunda-feira, 449; na terça, 440; na quarta, 1.107; e na quinta-feira, 1.227. Desde o início da Operação Baixas Temperaturas, em 16 de maio, a SMADS já registrou mais de 403 mil acolhimentos.

Operação Baixas Temperaturas

Todas essas medidas integram a Operação Baixas Temperaturas, que intensifica o trabalho na rede de abordagem e atendimento à população em situação de rua nos dias em que a temperatura fica abaixo de 13ºC. A operação tem previsão de funcionamento até 16 de setembro.

São mais de 500 servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS) que atuam diariamente na abordagem e convencimento das pessoas em situação de rua para irem para os centros de acolhida. A Secretaria da Saúde está apoiando as abordagens com mais 200 agentes comunitários.