Jardim Ângela recebe nova iluminação LED

Foram instaladas 12.164 unidades em todo o distrito

O secretário de Serviços, acompanhado pelo prefeito da cidade de São Paulo, entregou nesta quinta (16) a nova iluminação LED do distrito Jardim Ângela, na Zona Sul. Com um custo de aproximadamente R$ 43 milhões, foram instaladas 12.164 novas unidades de iluminação com lâmpadas LED, modalidade que ilumina mais e consome menos energia, permitindo redução nos gastos com pagamento de energia elétrica.

O distrito do Jardim Ângela, possui 37,4 km² de área - maior que a Subprefeitura da Sé com seus 26,20 km² - e tem uma população de, aproximadamente, 300 mil habitantes. A nova iluminação beneficiará todo o distrito, contemplando 850 logradouros, praças e vielas, numa extensão superior a 300 quilômetros.

As lâmpadas LED têm alta eficiência energética, vida útil longa (cerca de 10 anos) e iluminam mais que as lâmpadas de sódio, desta forma trazendo mais conforto e segurança para os munícipes. “A iluminação na periferia era o maior inibidor da apropriação do espaço público, sobretudo para mulheres, crianças e idosos, que não sentem segurança na rua. Agora você vê hoje aqui e parece dia, você consegue reconhecer uma pessoa a 50 metros de distância, isto inibe as más práticas e chama a população para as ruas”, destacou o prefeito.

Entre algumas vias contempladas destacam-se as ruas Padre José Maria E. de Balaque, William Cremer, Luís Baldinato, Benjamin Cosin e a emblemática, e extensa, Estrada do M’Boi Mirim. Os moradores da região aprovaram a nova iluminação. “A sensação de segurança é muito grande, antigamente neste ponto de ônibus (Estrada do M’Boi Mirim) a gente tinha medo de pegar a condução, torcia para que o ônibus chegasse rápido, agora está muito claro, dá para sair com segurança e a população pode aproveitar mais da cidade”, comemorou Roberto Sanchez, morador do distrito.

O projeto original de iluminação LED para o distrito de Jardim Ângela previa a instalação de 11 mil unidades, porém, com o decorrer das obras, verificou-se a necessidade da instalação de outros pontos em escadões e vielas do bairro, concluindo assim a o número de 12.164 unidades LED instaladas. “O principal benefício que trouxemos para cá com a nova iluminação foi fazer com que as pessoas se apropriassem deste espaço, havia muitas vielas aqui que não tinham iluminação, algumas escadarias também não. Esta iluminação permite que as pessoas possam caminhar com liberdade, enxergando mais longe e fazendo as atividades do cotidiano de forma mais segura”, disse o secretário.

LED nos Bairros - Esta ação integra a 1ª fase do programa “LED nos Bairros”, projeto do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) que busca levar iluminação de qualidade para regiões periféricas e com índices de alta vulnerabilidade social, até o momento os seguintes distritos já foram contemplados: Brasilândia (10.517 unidades); Lajeado (7.470), Raposo Tavares (5.100) e Sapopemba (11.300). Até o fim deste mês conclui-se as obras nos distritos do Jardim Helena (5.900) e Pedreira (6.600). Somadas às benfeitorias feitas na iluminação pública de Heliópolis (1.277) e Jd. Monte Azul (536) durante o projeto-piloto do LED, chega-se ao expressivo número de 60.798 unidades de LED na cidade instaladas apenas no primeiro semestre.

A segunda fase do LED nos Bairros já foi iniciada, começando pelo distrito de Cidade Tiradentes, que receberá 7,7 mil unidades. Outros dez distritos serão contemplados até o mês de setembro, são eles: Guaianases (5.300 unidades); Parte do Jabaquara (2.500), Iguatemi (7.200); Parte do Grajaú (3.300); Perus (5.500); São Rafael (8.000); Socorro (6.000); Jaçanã (5.300); Itaim Paulista (9.800); e Vila Curuçá (7.800).