Corredor de ônibus ajuda a diminuir congestionamento na região

Os ônibus já circulam pela faixa exclusiva da esquerda, liberando a via e diminuindo o tempo de percurso

 

Ligando a região do M’Boi Mirim ao bairro de Santo Amaro, o corredor de ônibus M’Boi Mirim está em plena operação. A ligação exclusiva para ônibus se estende por oito quilômetros entre o Terminal Jardim Ângela e a estação de Transferência Vitor Manzini.

O novo corredor passa por importantes vias como: Alameda Santo Amaro, Av. Washington Luis (Praça Dom Francisco de Sousa), Rua José Barros Magaldi, Praça Dom Francisco de Sousa, Largo do Socorro, Av. Guarapiranga e Estrada do M’ Boi Mirim até a atual entrada do Terminal de Ônibus Jardim Ângela.

As paradas de ônibus foram todas transferidas para o canteiro central, o que evita aglomerações nos passeios e travamento nas vias. Elas contam agora com novos abrigos modernos e seguros, iluminados e construídos com materiais de alta performance. Esses novos equipamentos valorizam e embelezam a paisagem urbana. As paradas possuem acessibilidade plena com rampas de acesso, piso tátil e área reservada para cadeirantes, atendendo às normas vigentes. Para facilitar o embarque e desembarque, as novas paradas foram construídas com 28 centímetros de altura, ficando assim no mesmo patamar dos atuais ônibus de piso baixo, o que oferece mais conforto no embarque e desembarque. No total, corredor M´Boi Mirim conta com quinze paradas de ônibus.

Localizado numa região de grande densidade demográfica, o Corredor M’Boi Mirim solucionou um grave problema de travamento de trânsito na região. Ao segregar os ônibus em apenas uma via, os carros ganharam mais velocidade e conforto, bem como os coletivos, que agora contam com faixa exclusiva e de ultrapassagem, o que dá maior fluidez ao tráfego.

As intervenções não se limitaram à faixa da esquerda. Toda extensão do corredor M’Boi Mirim passou por requalificação. As faixas de rolamento foram recapeadas; alguns trechos dos canteiros centrais receberam floreiras, plantio de grama, árvores e palmeiras. Os passeios, guias e sarjetas também passaram por obra e agora atendem às normas de acessibilidade. Toda sinalização viária do corredor foi refeita, com novas placas, semáforos e faixas de pedestre.

Iniciadas em novembro de 2013, as obras do Corredor M’Boi Mirim tiveram custo de R$ 99 milhões e foram financiadas 100% com recursos Federais, através do PAC – Mobilidade.