"Cordão da Mentira pelo Fim do Terrorismo de Estado" acontece no próximo dia 13

O Cordão da Mentira é composto por coletivos artísticos e políticos, companhias de teatro e sambistas de São Paulo

Criado com a intenção de “descomemorar” o Golpe Civil-Militar de 1964, que mergulhou o Brasil em uma ditadura de 21 anos, o Cordão da Mentira realizava seu Desfil&Scracho sempre no dia 1º de abril, conhecido como o dia do Golpe.

Entretanto, com um pouco de reflexão, concluiu-se que a violência de estado, e diversos outros tipos de práticas daquela época não cessaram com o fim da ditadura. A população pobre, negra, indígena e periférica, que já sofria essa violência no período ditatorial, continua sentindo na própria pele, em plena democracia, o mesmo Terrorismo de Estado.

Por isso, neste ano de 2016, o Cordão da Mentira escolheu outra data para seu Desfil&Scracho. Ele será realizado no dia 13/05 (dia que se comemora uma falsa abolição da escravidão) para lembrar os 10 anos dos Crimes de Maio de 2006 quando, em apenas duas semanas, cerca de 500 jovens da periferia foram assassinados pelo braço armado do estado de São Paulo, no maior massacre de nossa recente democracia. Uma retaliação covarde da Polícia aos ataques do PCC que ocorreram naquele ano.

Jovens foram assassinados, excluídos para sempre de seus lares, deixando mães, pais, avós, irmãs e irmãos, filhas e filhos desamparados. Por isso, neste ano, serão homenageadas as guerreiras Mães de Maio, movimento de familiares de vítimas do Estado que exigem uma resposta dele pelos seus crimes e também a desmilitarização da polícia.

Nos concentraremos no dia 13 de maio de 2016, sexta-feira, às 17h no Largo São Francisco e o Desfil&Scracho terá início às 19h. Confira o evento no Facebook.

O site do Cordão é: https://cordaodamentira.milharal.org/