"Virada Cultural" aconteceu em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de maio

M'Boi teve dois pontos de apresentação, nas avenidas Inácio Dias da Silva e Luís Gushiken, com destaque para Nação Zumbi, Gaby Amarantos, entre outros

Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural é um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, com duração de 24 horas, que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos que ocupam, ao mesmo tempo, a mesma região da cidade. Em sua 12ª edição, o evento traz uma novidade: um happy hour na sexta-feira, dia 20 de maio.

Inspirada na “Nuit Blanche” francesa, que se baseia na inversão de expectativas, como, por exemplo, museus abrindo de madrugada, em São Paulo, o evento traz programação diversa distribuída por todo o centro. Aqui, a Virada Cultural busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do Centro da cidade por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares.

Desde sua primeira edição, em 2005, a Virada Cultural atrai milhares de pessoas de todas as partes de São Paulo e do Brasil até a região central da cidade. Ao longo dos anos, a festa foi se difundindo cada vez mais por este perímetro, até recentemente incorporar a região da Luz, além da República e Anhangabaú.

A primeira edição ocorreu no mês de novembro, o que se mostrou uma escolha inadequada por conta da temporada de chuvas. Nos anos seguintes, o evento passou a ser realizado entre abril e maio.

Além da rede municipal de equipamentos – incluindo os Centros Educacionais Unificados (CEUs) –, a organização da Virada Cultural conta com parceiros estratégicos como o SESC e o Governo do Estado, que aderem com seus equipamentos culturais descentralizados. O Metrô de São Paulo fica aberto durante as 24 horas do evento, garantindo a circulação das pessoas.

Programação no M'Boi Mirim

Nos dias 21 e 22 de Maio, dois espaços receberam apresentações da Virada na região do M'Boi. Em um deles foi montado o Palco M'Boi, onde ocorreram shows nos dois dias, misturando artistas locais como Camila Brasil e Sarau Preto no Branco, e nomes reconhecidos em todo o país como Nação Zumbi e Gaby Amarantos.

Mais de 4.000 pessoas curtiram os shows, provando a importância de se ter uma Virada descentralizada como essa, que abrange todas as regiões da cidade. Várias pessoas manifestaram essa opinião, dentre elas os próprios artistas. "É muito importante pra mim participar de um evento como esse tão perto da minha família e amigos, pessoas que eu amo muito", disse Camila Brasil, artista que mora no Jardim São Luís, e sempre se apresentou nos eventos da região. Os rapazes do Sarau Preto no Branco também se mostraram contentes. "Geralmente, nesses grandes eventos, as pessoas tentam nos excluir. Mas hoje a noite é nossa, a Virada é nossa", disseram em meio a apresentação.

Além dos shows, rolou também programação infantil, tanto ao lado do Palco M'Boi, quanto no Espaço Luís Gushiken, localizado na Avenida de mesmo nome. Teve oficina, teatro, e apresentações voltadas para a criançada durante a manhã e tarde de Domingo, mostrando que a Virada é um evento importante para todos os públicos.

Confira o que rolou na programação da região:

Palco M'Boi Mirim

Sábado (21/05)

Sarau Preto no Branco: 4P Sistema de Som - 17h

Camila Brasil - 18h

Partido B.O - 20h

Nação Zumbi - 22h

 

Domingo (22/05)

Gigantes de Ar - 10h

Histórias que a Sorte Traz - 12h

Banda Paralela - 14h

Histórias que a Sorte Traz - 15h

Gaby Amarantos - 17h

 

Programação "Viradinha" Cultural

 

Domingo (22/05)

Palco M'Boi Mirim

Recreart - 10h

Oficina de instrumento: Ganza Ecológico - 11h

Oficina de Criação de Livros - 12h30

Oficina de Música e Brincadeiras Afro Brasileiras - 14h

 

Espaço Luis Gushiken

Batuquedum - 10h

Baque e Atitude - 12h

Histórias que a Sorte Traz - 15h

 

Endereços

1º ponto: M'Boi Mirim

Avenida Inácio Dias da Silva s/nº - Em frente à Casa de Cultura

 

2º ponto: Espaço Luís Gushiken

Av. Luís Gushiken (Entre as ruas Frederico Grotte e José Barros Magaldi)

Fique por dentro das notícias do evento em toda cidade no site.