População da cidade de São Paulo recebe vacinação contra H1N1

Prefeitura garante imunização nas 87 AMAs/UBS Integradas, das 7h às 19h.

Novo balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta que mais de 2,1 milhões de pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas contra o vírus Influenza no Município até às 19h do dia 27 de abril. Dentro do público-alvo da campanha, 82,7% já foram imunizados contra a gripe, incluindo a Influenza A H1N1.

Em 2015, a cobertura vacinal foi de 81,72%. Neste sábado, 30, quando a campanha será ampliada para todas as cidades do Brasil, o Município garantirá a imunização nas 87 AMAs/UBS Integradas, das 7h às 19h. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de vacinar 80% do público-alvo em toda a capital paulista até o dia 20 de maio, quando se encerra a vacinação, que foi antecipada na cidade de São Paulo e na Região Metropolitana. Mesmo com a meta geral já atingida, a campanha segue. As doses da vacina são enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde e as unidades possuem estoque.

Em São Paulo, a Campanha de Vacinação foi iniciada no dia 4, para profissionais de saúde. No dia 11 começou a imunização para idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos e a população indígena.

A segunda etapa foi iniciada no dia 18, e passou a imunizar também mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas, ou seja, cardiopatas, diabéticos e hipertensos.

A vacina é aplicada gratuitamente em 451 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas por todas as regiões da cidade, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Pela primeira vez, 87 unidades da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) integradas a UBSs desde 2013 pela atual gestão também fazem vacinação aos sábados, das 7h às 19h. Em 2015, a cobertura vacinal foi de 81,72% desse público-alvo.