No M'Boi Mirim será instalado seu primeiro Ecoponto

O equipamento será implementado na Rua João de Abreu, no Piraporinha

Mapa de localização do 1o Ecoponto de M' Boi Mirim

O descarte adequado de lixo é importante para preservar o meio ambiente e impedir o acúmulo de entulho em lugares inadequados. Pensando nisso a Subprefeitura do M'Boi Mirim instalará seu Primeiro Ecoponto.

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade. A ideia é ter um Ecoponto em cada um dos 96 distritos.

No M'Boi Mirim o ponto escolhido para a implementação do equipamento foi a Rua João de Abreu, na altura do 326, no Piraporinha. A obra, que está em andamento, tem previsão para entrega no final de janeiro de 2016, pela informação da engenharia da subprefeitura. Segundo subprefeito, a região por ser área de mananciais e pelas dificuldades para localizar terrenos apropriados para a destinação de inservíveis, são os maiores entraves para a construção de ecopontos.

Entre os tipos de materiais que podem ser descartados estão resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Nos ecopontos não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.