Conselho Participativo leva melhorias para o Jardim das Flores

A escadaria localizada na Viela 1 recebeu reforma em seus degraus e o fechamento de esgoto a céu aberto. As reivindicações pela obra já duravam 40 anos

 

O Conselho Participativo Municipal é uma poderosa ferramenta para realizar a ponte entre a subprefeitura e a população. Os representantes escolhidos por meio do voto popular são agentes ativos, importantes para transformação e melhorias em suas comunidades e na região como um todo.

Há 40 anos, a munícipe, Neusa Maria Poletto, batalhava para que o esgoto a céu aberto ao lado de sua residência, localizada na Viela 1, no Jardim das Flores, fosse fechado. Porém, o problema passou despercebido pelas gestões anteriores, fazendo com que ela convivesse por quatro décadas com o mal cheiro e a grande incidência de insetos em seu domicílio.

De acordo com a aposentada, a escadaria pela qual o esgoto corria era visto pela população como um ponto de descarte de lixo. Isso fazia com que o problema se agravasse, levando em conta que nos dias de chuva, a grande quantidade de objetos descartados no local, impedia o trânsito da água, assim transbordando e invadindo o seu quintal.

Segundo a munícipe o problema era de tal gravidade que por diversas vezes a água invadiu sua casa, destruindo móveis e objetos pessoais. "A minha casa encheu duas vezes, em uma delas eu perdi todos os móveis do meu dormitório. Eu acionei por diversas vezes as empresas responsáveis e o problema não era resolvido”. – conta Da. Neusa.

A grande concentração de água e entulho no local deteriorava o piso do escadão, tornando o acesso para a Rua Areias Alvas muito difícil. “Durante anos os próprios moradores se viravam para tentar melhorar a situação aqui. A mulherada se juntava e ia tirando o mato que subia aqui para as crianças poderem subir a escadaria e ir à escola” – relembra.

A moradora da casa em frente a de Dona Neusa, Júlia Santos de Macedo, conta que era difícil acessar a própria casa, por conta da vala de esgoto que existia entre a escadaria e o seu portão. “A situação aqui era bem complicada. Era muito mau cheiro, apareciam umas ratazanas enormes” – comentou a vizinha.

A história dos moradores começou a se transformar quando a Conselheira Ivanete, conhecida pela comunidade como “Colega”, conheceu o problema e trouxe para as reuniões do Conselho Participativo.

 O esgoto a céu aberto não existe mais

O esgoto a céu aberto não existe mais

Há três meses os moradores de Viela 1 só tem o que comemorar. A Viela recebeu diversas intervenções, incluindo obras de tubulação do antigo esgoto a céu aberto. As valas receberam tampões de concreto. E no muro de D. Neusa, antes prejudicado pelo excesso de água da chuva, foi construído ao lado um muro de apoio que não permite que a água entre em sua casa.

“No dia que a equipe de obra chegou eu fiquei tão emocionada que passei mal. Durante o mês que a obra aconteceu eu conversava com o engenheiro da subprefeitura de M'Boi Mirim e ele explicava o que dava para fazer. No dia em que terminou eu fiquei tão feliz que tirei uma foto com os meninos’”.

A conselheira acompanhou de perto toda a obra. “Eu passava diariamente aqui para ver o que estava sendo feito e fui levando as propostas para a subprefeitura. Agora todo mundo está feliz aqui. Melhorou bastante a vida de quem mora na Viela” – contou Ivanete.

A moradora Maria de Oliveira Souza, notou a transformação:

“Hoje as pessoas já não jogam tanto lixo, antigamente era cheio de lixo aqui. Havia um buraco enorme que dificultava para as senhoras idosas subirem a escada. Sem contar o perigo das pessoas que ficavam escondidas na escada durante a noite. Melhorou e muito. A obra ficou ótima”.

Para completar a felicidade de Da. Neusa, ela sonha em decorar toda a escadaria com flores, assim, deixando o local de acordo com o nome do bairro Jardim das Flores.

O escoamento de água agora não atinge mais os degraus da escadaria e os buracos foram todos removidos