Convênio amplia parto humanizado no M’Boi Mirim

Parceria com Casa Angela permite o atendimento de trinta mulheres por mês pelo Sistema Único de Saúde. Localizada no Jardim São Luiz, no M’Boi Mirim, a casa faz acompanhamento do pré-natal ao primeiro ano de vida do bebê

Para a atual gestão da Prefeitura de São Paulo, o trato humanizado com as gestantes e recém nascidos é uma prioridade. Pensando nisso, na última quinta feira, foi firmado um convênio com a Casa Angela para ampliação da oferta de partos humanizados na rede municipal de saúde. A parceria, assinada pelo prefeito, possibilita o atendimento de trinta mulheres por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A casa, localizada no Jardim São Luiz na zona sul, oferece acompanhamento do pré-natal ao primeiro ano de vida do bebê.

“Existe uma demanda crescente na cidade pelo parto humanizado e muitas mulheres reivindicam que o SUS promova um combate à indústria da cesárea. A Casa Angela pela primeira vez recebe um aporte de recursos municipais para manter a casa e ampliar o atendimento para as mulheres que não tem recursos para pagar”, afirmou o prefeito.

A casa oferece partos fora do ambiente hospitalar com o acompanhamento de profissionais de saúde, como obstetrizes e enfermeiras obstétricas. É indicada para mulheres com gestações de baixo risco que fizeram todo acompanhamento pré-natal. Está equipada com ambulatório de pré-natal e de puericultura, quatro salas de parto, alojamento conjunto para mãe, acompanhante e bebê, além de ambulatório de aleitamento materno com posto de coleta para doações de leite. O equipamento conta ainda com sala de reanimação neonatal, incubadora de transporte e ambulância.

O atendimento da Casa Angela também inclui cursos, acupuntura, trabalho corporal e oficinas de artes, artesanato e alimentação saudável. Grupos de pacientes participam de atividades terapêuticas temáticas, como antitabagismo, reeducação alimentar e enfrentamento à ansiedade e à depressão. A entidade funciona há cerca de dez anos e já realizou mais de 500 partos.

“Eu sou mãe de seis filhos e a Marina foi a sexta. Quando eu comecei a fazer aqui o pré-natal, me senti acolhida, meu filho amado. Quando chegou o dia, o nascimento foi mágico. Meu esposo pôde ver. As profissionais chegavam perto de mim para me acalmar. Eu não tenho palavras para agradecer o que aconteceu neste lugar e quero que outras mães tenham esta oportunidade”, contou Silvana da Silva, mãe de Marina Ângela, primeira criança a nascer na Casa Angela.

Por meio do convênio, o serviço será acessível a pacientes de Unidades Básicas de Saúde da região, que registram em média 190 partos de baixo risco por mês. O investimento será de mais de R$ 2 milhões ao ano.

Carreira de obstetriz
Além do convênio, foi anunciada nesta manhã a abertura em 2016 de um concurso público para a contratação de obstetrizes na rede municipal de saúde. A carreira foi criada na Prefeitura no início de 2015. As profissionais são responsáveis pelo acompanhamento da saúde da mulher ao longo da gestação e pelo auxílio nos processos de nascimento natural.