Mais 900 educadores iniciam curso superior gratuito na UniCEU

No M'Boi Mirim o cidadão encontra sedes da UniCEU no CEU's Casa Blanca e Vila do Sol

 

No inicio do mês de novembro mais de 900 educadores das redes municipal e estadual iniciaram a formação gratuita de Educação Superior em Pedagogia, por meio da UniCEU.

Criado em 2013 pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o projeto tem 32 polos da UAB em 31 Centros Educacionais Unificados (CEUs), em diferentes bairros, e na escola de Ensino Fundamental Gilberto Dupas, na Brasilândia. Faculdades públicas oferecem bacharelado, licenciatura, especialização e aperfeiçoamento totalmente gratuitos para todos os cidadãos, com destaque para profissionais da educação.


De acordo com o prefeito, levar universidades públicas para a periferia melhora a educação e contribui para a transformação urbanística e social nos bairros beneficiados pela UniCEU. “Daqui cinco anos, talvez menos, quando notarmos que todos os bairros de São Paulo se transformaram em bairros universitários, vamos olhar para trás e ter orgulho de ter feito parte dessa história. Essa história não muda a minha educação, ela muda a cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito.

“Incentivamos as pessoas a estudarem, concluírem os ensinos Fundamental e Médio e muitos passaram a sonhar com a universidade, mas as vagas em universidades públicas são poucas. Se conseguirmos levar um número cada vez maior de universidades para os CEU e ajudar essas pessoas a terem uma formação perto de suas casas, vamos cumprir uma de nossas missões na cidade que é ajudar as pessoas a serem protagonistas da própria história”, disse o secretário municipal da Educação.

Atualmente, a UniCEU conta com 6.717 alunos em 252 cursos já em andamento, sendo 31 aperfeiçoamentos, 171 especializações, 40 licenciaturas e 10 bacharelados. Somente em 2015, o projeto ofertou 1.610 vagas em cursos com 14 universidades parceiras e 9.091 pessoas se inscreveram. Para o curso de Pedagogia iniciado nesta quarta-feira, foram 5.537 alunos inscritos, com processo de seleção realizado pela Vunesp em junho.

Segundo o prefeito, o objetivo é ampliar o número de polos da UniCEU e chegar entre 60 a 65 unidades até o fim de 2016. “Vocês imaginam o que vai ser a cidade de São Paulo até o fim do ano que vêm, quando vamos ter 60 a 65 polos credenciados? Se fizermos uma conta de 1.000 a 1.500 alunos por polo, podemos ter em São Paulo, a maior universidade municipal e uma das maiores universidades públicas do país, fazendo simplesmente uma parceria”, disse o prefeito.

“É emocionante estar aqui neste dia, porque o que a gente planeja está acontecendo. Professores da periferia de São Paulo tendo o acesso a um curso superior para que melhoremos os alunos da educação básica”, afirmou o diretor de Educação à Distância do Ministério da Educação.