INTERANUTRI – ALIMENTO SEGURO 2015

Curso de Educação à distância Modalidade – Extensão Universitária

Objetivo: Desenvolver e/ou aprimorar habilidades para boas práticas de manipulação de alimentos, segurança no trabalho e gestão de comércio de alimentos em feiras livres, tendo como referências os princípios da segurança alimentar e nutricional.

Carga Horária: O curso terá a duração de 15 semanas, contabilizando 4 horas por semana e perfazendo um total de 60 horas. O acesso a internet deve ocorrer ao menos uma vez na semana, no horário de escolha do aluno. Parte do programa do curso consiste de tarefas práticas, a serem desenvolvidas no seu local de trabalho.

A quem se destina: O Interanutri – Alimento Seguro é destinado às pessoas que trabalham direta e indiretamente com alimentos nas feiras livres como os manipuladores de alimentos, feirantes, fiscais.

Pré – requisitos: Acesso semanal e conhecimento elementar das ferramentas de informática (ou esforço extra para aprender), podendo haver exceção a critério dos tutores.

Certificados: Serão conferidos certificados de curso de extensão de 60 horas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Temas abordados: Segurança Alimentar e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); Histórico da feira livre em São Paulo; Produtor (campo) – transporte – feira livre; Legislação no Município de SP; Alimentos e riscos de contaminação; Armazenamento, seleção e venda dos produtos; Recursos humanos; Manejo de resíduos sólidos, organização e destino do lixo; SEBRAE – Atendimento ao Cliente.

Dinâmica de trabalho: Na primeira semana é apresentada a proposta de trabalho e estabelecidas a regras do curso. Nas semanas seguintes, a cada semana é postada uma tarefa pela internet, com prazo de desenvolvimento na semana seguinte. Trata, normalmente, de uma tarefa decorrente da leitura de um texto. Na última semana, os alunos apresentam o resultado de seus projetos. Os tutores devem visitar os locais de atuação dos alunos 2 a 3 vezes durante o desenvolvimento do curso.

Inscrições: Para a inscrição, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviar por e-mail para inscricoesformacao@prefeitura.sp.gov.br. A inscrição na plataforma Moodle será feita pela equipe do INTERANUTRI, que lhe enviará um email com seu login e senha.

Período das inscrições: de 24/07 a 11/08

Período de realização do curso: de 17/08 a 23/11

Aula Inaugural: 17 de Agosto de 2015
Horário: 9:30h
Local: Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional/CRESAN – Vila Maria
Endereço: Rua Gastão Madeira, 150

Mais informações: Acesse www.redesans.com.br ou pelo telefone 3224-6000, ramal 6168.

*As datas acima poderão sofrer alterações.