Abertura da 29ª edição do Recreio nas Férias

CEU Tiquatira foi palco do evento que tem como tema “Brinquedos e Brincadeiras de Matrizes Africanas”.

Na manhã desta segunda-feira, 13, aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Tiquatira, localizado na região leste da cidade, a abertura da 29ª Edição do Programa Recreio nas Férias, que tem como tema “Brinquedos e Brincadeiras de Matrizes Africanas”.

O programa, que vai oferecer atividades esportivas e culturais para as crianças, entre os dias 13 e 17 de julho, em 84 polos espalhados pela cidade, tem a expectativa de atender 28 mil participantes.

“O Recreio nas Férias é para que as crianças possam se divertir, brincar, ter uma série de atividades e aprender, também. Este ano serão trabalhadas histórias, brincadeiras e contos de origem africana para mostrar a importância da África na construção da nossa cultura. É para mostrar que aqui, a gente se respeita. Nós somos contra o racismo, somos contra o preconceito e a favor do respeito.” afirmou o Secretário da Educação da cidade de São Paulo.

Presente na cerimônia, o Prefeito salientou o aproveitamento dos espaços públicos da cidade. “O importante é que todo mundo tenha uma atividade nas férias, faça esporte, cultura, participe das atividades nos CEUs, porque isso enriquece muito a educação que a gente tem na sala de aula. Educar não é só fazer lição de casa. É participar das atividades extracurriculares”, completou o Prefeito


No evento os presentes puderam prestigiar a apresentação do grupo de Afoxé Omi Olodò, rodas de capoeira e de jongo, oficinas de turbante, contação de histórias, além de jogos de tabuleiro tradicionais da cultura africana.

“Esse projeto é importante e oportuno. Ouso dizer que, se um projeto como este tivesse acontecido há 5, 10, 15 anos, com a mesma ênfase e repercussão, nós não teríamos tantos casos de intolerância, de racismo e de preconceito. A cultura negra está presente no dia-a-dia, mas precisa ser revelada e usada na luta contra o preconceito racial”, disse o Secretário Municipal de Promoção na Igualdade Racial.