Fórum de Saúde Mental de M’Boi discute parceria Saúde-Educação

Objetivo foi traçar ações que possam ajudar a reduzir dificuldades no processo de escolarização dos jovens

 

A Supervisão Técnica de Saúde de M’ Boi Mirim realizou na quarta-feira (17/6) seu Fórum de Saúde Mental. O objetivo foi conhecer e discutir o tema “Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) - Saúde Mental, Educação e rede, diálogos necessários”.

No encontro, a coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), e a professora de acompanhamento à inclusão pelo Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), promoveram um debate sobre o trabalho em conjunto da saúde com a educação.

“O objetivo foi apresentar o núcleo NAAPA, que é muito novo dentro da Diretoria Regional de Educação, e fortalecer a rede de apoio nos territórios. Nesse Fórum foi possível ouvir sugestões de profissionais da saúde para trabalharmos em conjunto e buscarmos trazer os maiores benefícios para os jovens” a coordenadora do Núcleo.

Para a representante do CEFAI, o trabalho pedagógico na formação dos jovens é essencial para que eles possam ter uma vida independente. “O desenvolvimento deles (jovens) depende muito do trabalho feito nas escolas. Nem sempre a criança tem deficiência. Às vezes é uma dificuldade que necessita de um acompanhamento e um apoio”, disse. “A assistência social, a intervenção da saúde e pedagógica são pilares para o desenvolvimento das crianças. Nós, do CEFAI, trabalhamos em conjunto com a NAAPA o tempo todo e estamos em busca dessa parceria com a saúde também. Por isso, esse Fórum é muito importante”, completou.

Propostas não faltaram durante todo o debate. Todas as dificuldades que podem surgir no processo de escolarização, e que tenham a possibilidade de intervenção da saúde, foram discutidas de maneira conjunta entre os profissionais presentes.