Abraço à Guarapiranga ocorrerá em meio à crise da água

Os organizadores do Fórum em Defesa da Vida elegeram como tema a frase: Água é direito humano, não se vende, se defende!

O Abraço à Guarapiranga é uma manifestação de respeito e carinho da população com as fontes de água de São Paulo, e também, um ato de denuncia e indignação pelo descuido com a preservação dos mananciais. O evento ocorre desde 2006, ano em que a represa completou seu primeiro centenário.

Segundo a organização, Fórum em Defesa da Vida, em sua 10º edição o Abraço irá mobilizar e alertar os cidadãos, as empresas e os governos para a urgência de se construir uma nova cultura de cuidado com a água.

Cientistas apontam que, no Brasil, os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas estarão relacionados, sobretudo, com a água. Tanto as secas quanto as enchentes tendem a ficar mais intensas, frequentes e duradouras, o que traz enormes perdas para toda a sociedade. O destaque ainda, que há mais de um ano, São Paulo vive uma crise no abastecimento de água sem precedentes e que a população tem assistido os mananciais atingirem níveis críticos de armazenamento.

A falta d’água virou rotina para grande parte dos moradores da cidade, sobretudo dos bairros mais distantes da região central, isso tem levado as pessoas a estocarem água muitas vezes de maneira inadequada, o que acaba por favorecer a disseminação da dengue.

Existe uma grande preocupação da sociedade com a preservação dos reservatórios de água ou mesmo a cobrança para aumentar sua oferta buscando o recurso cada vez mais longe. Da mesma forma que não existe regulação da taxação sobre empresas que consomem grandes quantidades, do desperdício, muitas vezes cobrando indevidamente daqueles que sofrem longos racionamentos, sem apresentar medidas concretas de redução do consumo com igualdade, sem a manutenção de medidas de fiscalização e de preservação efetiva das áreas verdes que protegem os mananciais.

Estas sim são alternativas sustentáveis para garantir água em quantidade e qualidade para a população. As represas Guarapiranga e Billings continuam sendo agredidas diariamente pelo despejo de esgoto, ocupações desordenadas, desmatamentos.

O Abraço à Guarapiranga 2015 elegeu como tema “Água é direito humano, não se vende se defende!”. Sem água não há vida. Nada justifica que a água continue a ser tratada como mera mercadoria. Para nós, a água é um direito humano fundamental e convidamos toda a sociedade para assumir sua defesa.

Serviço:

Abraço Guarapiranga 31.05.15

Programação:

Jardim Ângela – M’Boi Mirim

8h00 – Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga;

9h30 – Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga;

11h30 – Plantio simbólico de mudas;

12h00 – Abraço à Guarapiranga;

Parque da Barragem – Av. Atlântica, altura do nº 1.100 em frente ao 102 DP - Capela do Socorro

8h00 – Balão (depende das condições climáticas)

A partir das 9h30

- Oficinas de ikebana, Johrei , oficinas de sustentabilidade, atividades ambientais, exposições;

- Tenda dos produtores orgânicos de Parelheiros, ONGs, etc.

- Distribuição de 1.000 mudas em tubetes;

- Local para piquenique

10h00 – Saída do passeio ciclístico

10h00 – Shows Zé Márcio e Claudio Lopes (Instrumental), Décio Sá (viola e berimbau), Grupo Casa das Corujas (samba de roda), Thiago do Reggae, Arrastão do Beco (Grupo de percussão popular), Maracatu Bloco de Pedra

11h00 – Plantio simbólico de mudas;

12h00 – Arrastão de maracatu para o Abraço à Guarapiranga.