Escola municipal em Campo Limpo homenageia Dr. Sócrates

Em processo democrático, comunidade escolar elegeu jogador de futebol como patrono da escola. Com mobilização, unidade passou a se chamar EMEF Dr. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira

 

Alunos, professores e funcionários de escola municipal no Campo Limpo, zona sul, comemoraram este mês a mudança de nome da unidade para Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. A homenagem foi definida em um processo democrático que envolveu toda a comunidade escolar. O prefeito da cidade de São Paulo participou da cerimônia que marcou a oficialização da alteração, demandada desde 2011.

“Esta comunidade dá a demonstração de que a escola vai mudar para melhor com mais participação. Acho que devemos adotar essa regra: quando a escola ainda não tem nome, ou tem um nome que porventura envergonha a comunidade, vamos dar à comunidade o direito de se mobilizar, de conversar sobre as personalidades da nossa história, para escolher aquela que mais representa o espírito da escola”, afirmou o prefeito.

Aberta em 2009, a unidade era denominada EMEF Campo Limpo I. De acordo com a diretora da instituição, em 2011 foram iniciadas atividades interdisciplinares para a escolha um novo nome para a escola, que já desenvolvia um trabalho pedagógico sobre democracia. Após pesquisar e discutir sobre diversos personagens importantes para o Brasil e para o bairro, estudantes, pais e funcionários foram convidados eleger qual seria o homenageado. O nome vencedor foi sugerido por uma aluna que então cursava a sexta série do ensino fundamental.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi então escolhido por sua atuação como esportista, como médico e, principalmente como defensor da democracia. “É tão bonito quando o patrono de uma escola nos inspira a pensar nos caminhos que podemos trilhar na vida. Ter Sócrates como modelo é motivo de muito orgulho”, comemorou o Secretário da Educação, que acompanhou a  cerimônia em companhia do secretário Direitos Humanos e Cidadania.

O homenageado, falecido em 2011 aos 57 anos, é considerado um dos maiores jogadores do futebol brasileiro. Dr. Sócrates é conhecido também por sua atuação política, por ter liderado a Democracia Corinthiana, que reivindicava aos jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube, e por ter participado do movimento Diretas Já!.

“Muito mais importante que o médico, o atleta, é o cidadão. Aqui nesta escola eu tive contato com uma comunidade que exerceu seu pleno direito de cidadania. As crianças e jovens foram conhecer os seus direitos e deveres, para chegar a esta conquista”, disse Kátia de Oliveira, viúva do homenageado.

Após a escolha do novo nome, a comunidade escolar se mobilizou e procurou o Legislativo Municipal para oficializar a mudança. A reivindicação foi uma das demandas apresentadas aos vereadores na primeira edição do programa Câmara no Seu Bairro, realizada no Campo Limpo em março de 2015. “Foi o primeiro voto da minha vida. Fizemos em 2011 eleição e acompanhamos todas as etapas do processo. Fomos até para a Câmara com cartazes e faixas para acompanhar o dia da votação”, conta a estudante Camila Gomes, 13 anos.

Além de desencadear o trabalho pedagógico, a mudança solucionou problemas administrativos. A unidade, que atende atualmente 935 estudantes, frequentemente era confundida com outras escolas da região, as Emefs Campo Limpo II e Campo Limpo III. Havia confusão na entrega de correspondências e de documentos.