Professores ingressantes são recebidos no Theatro Municipal

Com várias apresentações culturais, evento ressaltou aos educadores e seus familiares sobre a importância do educar.

 A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu, no dia 25 de abril, cerca de 3.700 professores recentemente nomeados e seus familiares num evento de boas-vindas. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), ocorreu em dois momentos no Theatro Municipal de São Paulo, às 17h e às 19h.

A abertura do encontro contou com a apresentação cultural do Ballet Stagium, com o espetáculo “Stagium Joaninha Juvenil”- encenado por jovens das escolas públicas da periferia de São Paulo.

Na sequência, o Secretário Municipal da Promoção da Igualdade Racial, foi o primeiro a se dirigir aos professores parabenizando os 800 cotistas que foram nomeados por meio da Lei Municipal de Cotas (Lei 15.939/2013). Na cerimônia, professores ingressantes representando as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE) receberam dois volumes da síntese História Geral da África (HGA).

Representando os professores cotistas, a professora Kátia Cilene Paulino Ferreira discursou sobre a necessidade e a importância da Lei de Cotas. Ela afirmou que a sociedade brasileira, na figura do poder público, deve isto àqueles que foram segregados.

O Secretário Municipal de Educação, deu as boas-vindas aos educadores e disse que é fundamental que a sociedade aprenda com os erros e os preconceitos do passado, para construir um futuro melhor. “Não somos professores por falta de opção. Somos educadores por convicção”, completou o Secretário.

Depois de explorar lembranças de seus tempos de escola, o Prefeito Fernando Haddad ressaltou a importância do papel do professor na escola pública e orgulho de fazer parte dessa categoria. Haddad ainda comentou que sempre quando precisa preencher uma ficha que solicita a profissão faz questão de colocar professor.

Na plateia, uma das profissionais ingressantes recém-nomeada Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, da EMEI Virgílio Távora (DRE Santo Amaro), contou que estava emocionada. “Chegar à Rede Municipal sempre foi um sonho. Sempre tive o desejo de trabalhar com Educação Infantil e quando surgiu a oportunidade de prestar o concurso me dediquei para que este sonho se realizasse. Estou feliz por compartilhar com os meninos e meninas da Rede Municipal a esperança por um mundo melhor”, disse a professora.

Encerrando o evento, o Coral Avançado do Instituto Bacarrelli, composto por ex-estudantes da Rede Municipal de Ensino sob a regência de Regina Kinjo, cantaram e dançaram músicas brasileiras, além de Bohemian Rhapsody, da banda Queen. Depois, o palco do Theatro Municipal foi tomado pelo ritmo, dança e canto do Grupo Uh-Batuk-Erê, da Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Esmeralda Salles Pereira Ramos, (DRE Jaçanã/Tremembé).

Professores representantes das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) – Fernanda Rodrigues (Butantã), Shirley Aparecida Santos (Campo Limpo), Ana Rosa Gonçalves Borges (Capela do Socorro), Marina Maniezo de Moraes (Freguesia do Ó), Maria Luiza Leandro da Silva de Santi (Ipiranga), Adriana Cristina de Brito Pereira (Penha), Paula Graziela do Nascimento (Santo Amaro), Simone dos Santos Catarina Mendes (Guaianazes), Débora dos Santos Correia Mussugati (Itaquera), Vanessa Egídio Rodrigues Pinheiro (Jaçanã/Tremembé), Lizandra da Silva Gomes (São Miguel Paulista), Daiana Cristina Souto da Silva Oliveira (São Mateus) e Kátia Cilene Paulino Ferreira (representando os professores cotista).

História Geral da África – HGA – Editorial da UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade de São Carlos (UFSCAR). A coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.