Prefeitura supera meta e entrega à cidade 120 praças com WiFi Livre

Na região do M’Boi Mirim três pontos já estão funcionando, sendo eles no Pólo Cultural do Jd. Ângela, Largo da Piraporinha e Praça do Feirão no Jd. São Luís.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta terça-feira (14) o 120º ponto do Programa WiFi Livre SP. Em cerimônia realizada no vão livre do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), no centro, a administração municipal celebrou a entrega do serviço na Praça Júlio César de Campos, em Parelheiros, zona sul da capital. O programa, que inicialmente previa a instalação do serviço de internet sem fio e gratuita em 42 locais públicos da cidade, teve a sua meta superada em quase 300%.

Na região do M’Boi Mirim três pontos já estão funcionando, sendo eles no Pólo Cultural do Jd. Ângela, Largo da Piraporinha e Praça do Feirão no Jd. São Luís.

O WiFi Livre SP é um programa que visa tornar a internet banda larga acessível ao usuário, em locais públicos de grande circulação de pessoas na cidade, entre praças e parques, além de promover a ocupação desses espaços. No vão do Masp, local que sediou a cerimônia desta terça, o serviço está disponível desde dezembro de 2014.

Os 120 pontos estão distribuídos da seguinte forma: 23 na região central, 18 na zona norte, 36 na leste, 28 na sul e 15 na zona oeste. Segundo Haddad, há uma maior concentração de pontos de wifi livre no centro, pois a região concentra significativa parte dos empregos da cidade.

Os usuários terão direito a uma velocidade individual e efetiva de 512 kbit/s, estável e de qualidade, suficiente para assistir a vídeos, baixar arquivos e navegar pela Internet. Qualquer cidadão pode se conectar desde que possua um aparelho compatível com o padrão wifi. Não é preciso ter cadastro para navegar.

Ampliação

Concluída a instalação dos 120 pontos de internet gratuita previstos na licitação, a Prefeitura tem agora como intuito ampliar o programa WiFi Livre SP para outros locais. De acordo com o prefeito, a administração tem sido procurada por empresários interessados na iniciativa. Está sendo estudada a expansão da rede para outras praças. Uma das propostas apresentadas trata da possibilidade de inserção publicitária nos locais onde o serviço está disponível ou até mesmo de modo virtual, mediante a conexão do usuário.

Segurança e qualidade

O contrato firmado pela Prefeitura prevê controle de qualidade, estabilidade de conexão e garantia de banda. Todos os dados que circularem na rede serão protegidos por confidencialidade e não haverá qualquer restrição no conteúdo acessado. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor. As redes possuem um sistema de gestão que permite detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais.

Os 120 pontos de internet gratuita oferecida pela Prefeitura podem ser conferidos no site do Programa WiFi Livre SP aqui