Todos unidos contra a tuberculose

Zona Sul intensifica ações de combate à doença

Na última  terça-feira (24/03) foi comemorado o Dia Mundial de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, instituído em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A doença é responsável por cerca de 3 milhões de mortes e 8 milhões de infectados no mundo. Apesar de ter cura, é a segunda no mundo em casos de fatalidade causada por um único agente infeccioso.

Desde fevereiro estão acontecendo ações para alertar a população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença. A AMA 24 Horas e a AMA Especialidades Capão Redondo, em Campo Limpo, passaram a oferecer orientações sobre a doença para os pacientes na sala de espera da unidade. A ação antecipada foi realizada pelas assistentes sociais Sarah Borges, Margareth Justiniano, Ana Cláudia Rodrigues e Sueli de Faria com o apoio dos demais profissionais da AMA.

Na Supervisão de M’Boi Mirim as ações estão acontecendo desde o dia 2 de março e prosseguem até o dia 31.

A UBS Zumbi dos Palmares intensificou a busca ativa de sintomático respiratório. Entre a última sexta-feira (20/3) e esta sexta-feira (27/3), um profissional ficará escalado por período (manhã e tarde) para receber questionamento e dar orientações sobre o assunto na unidade.

A UBS Jardim Herculano estará em escolas nesta quarta (25/3) e quinta-feira (26/3) para apresentar a palestra “Respire Aliviado! Tuberculose tem cura” aos alunos do quarto e quinto ano. Nesta sexta-feira (27/3), as equipes vão às áreas de maior vulnerabilidade procurar moradores que apresentem sintomas da doença.

Já a UBS Vila Calu resolveu chamar a atenção da população com muito barulho. Nesta quarta-feira (25/3), às 9h, os profissionais foram às ruas da comunidade para fazer um panelaço.

Nesta sexta-feira (27/3), às 10h, será a vez da UBS Jardim Santa Margarida promover uma ação educativa na feira livre da região entregando folhetos informativos e buscando sintomáticos.

Saiba mais sobre a doença

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch (BK) e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela fala, tosse ou espirro. Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos.

Os principais sintomas são: tosse persistente (em geral, há mais de três semanas, com ou sem presença de catarro ou sangue), febre baixa no fim do dia, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

Quando um dos sintomas citados se apresenta, é aconselhável procurar o serviço de saúde para que o exame de escarro seja realizado.