M'Boi Mirim elege suas 20 delegadas no Fórum de Mulheres

Dando continuidade aos trabalhos dos Fóruns Regionais de Mulheres da Cidade as subprefeituras do M'Boi Mirim e Campo Limpo se reuniram para Plenária Deliberativa que elegeu 20 delegadas da sociedade civil de cada distrito

 

 A Plenária de M’Boi Mirim e Campo Limpo reuniu 57 mulheres entre servidoras públicas, integrantes de movimentos e coletivos locais, além de outras participantes e teve início às 10:00 com a mesa abertura, seguida pela leitura do regulamento da eleição das delegadas para a composição dos Fóruns Regionais de Mulheres da Cidade de São Paulo.vindas, a participantes puderam conhecer a exposição “Mulheres que Lutam”, uma homenagem à história de vida e luta de 33 mulheres moradoras da região. A proposta da exposição, segundo a organizadora Marilu Santos Cardoso da Divisão de Orientação Técnico-pedagógica da Diretoria Regional de Ensino do Campo Limpo, “é de oferecer os arquivos aos professores para que transmitam aos alunos a história de lutas e conquistas das mulheres da região como um trabalho complementar ao da sala de aula”.


Durante o café de boas vindas, a participantes puderam conhecer a exposição “Mulheres que Lutam”, uma homenagem à história de vida e luta de 33 mulheres moradoras da região. A proposta da exposição, segundo a organizadora Marilu Santos Cardoso da Divisão de Orientação Técnico-pedagógica da Diretoria Regional de Ensino do Campo Limpo, “é de oferecer os arquivos aos professores para que transmitam aos alunos a história de lutas e conquistas das mulheres da região como um trabalho complementar ao da sala de aula”. A segunda edição da Mostra terá sua abertura no dia 30 de março, às 19:00. No dia 31, os convidados poderão acompanhar os relatos das homenageadas.


Após a fala de Helen da SMPM apresentando o projeto Mulher Participa cujo objetivo é a implantação dos 5 fóruns regionais, a representante da SOF, orientou sobre o preenchimento do questionário elaborado que visa levantar o perfil das participantes das Plenárias a fim de subsidiar a elaboração do curso “Políticas Públicas de Gênero e a Demanda das Mulheres na Cidade”, que será ministrado às delegadas eleitas.

Maria de Fátima Silva fez uma saudação ao Dia Internacional pela Eliminação do Racismo e uma proposta de batizar o teatro do CEU Canto do Amanhecer com o nome de Marisa Dandara, militante política, feminista, construtora da Marcha Mundial das Mulheres em São Paulo, presidente e fundadora do Centro de Cultura Negra de Campo Limpo.

Amália Guedes Grijó das Neves Cândido, procuradora federal, expôs sobre a necessidade da valorização do combate ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Neide de Fátima Martins Abate, da União Popular de Mulheres, pregou sobre a união de todos, independentemente de partidos políticos ou grupos. Citou a homenagem feita a Marisa Dandara pelo Banco Comunitário na forma da moeda circulante na região do Jardim Maria Sampaio.

Paulina Gomes do Sacramento lembrou da luta pela igualdade racial e da mulher negra e do aniversário da criação de 12 anos da criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e do estatuto da promoção da igualdade racial.

Jane Lira fez a leitura da carta de repúdio do Fórum de Defesa da Vida pela morte de vários moradores da região no mês de março.

O encontro foi uma oportunidade valiosa para a troca de experiência entre mulheres e para discutir quais atitudes políticas e sociais podem modificar o cotidiano da mulher paulistana.


Acesse a cobertura completa das plenárias deliberativas aqui