Novas vagas para Educação Infantil na região do M’Boi Mirim

A estimativa é que mais de mil crianças sejam atendidas pelas novas unidades

 

A Rede Municipal de Educação atende hoje quase meio milhão de alunos, 50% do total de crianças paulistanas de 0 a 5 anos. Desde 2013, foram criadas 41.233 vagas na Educação Infantil, das quais 10.870 em Escolas Municipais de Educação Infantil (pré-escola), e 30.363 em Centros de Educação Infantil (creches). Das 243 creches previstas pela administração municipal no Programa de Metas, 31 já foram concluídas, 32 estão em andamento, 122 já foram licitadas e outras 58 serão licitadas ainda neste ano. Aguardam vaga em creche 99.395 crianças (0 a 3 anos).

Na região do M’Boi Mirim a previsão é de que oito novas unidades de ensino venham auxiliar no cumprimento da demanda. As EMEI’s Parque Figueira Grande I e Jardim Kagohara, respectivamente nos bairros Jardim Figueira Grande e Kagohara, já funcionam desde o começo do ano, atendendo no total 553 crianças.

Ainda para o primeiro semestre outras seis unidades de ensino atenderão na região em rede conveniada com o Centro Integrado de Educação Infantil (CEI). No total serão disponibilizadas mais 653 novas vagas sendo aproximadamente 200 destinadas ao berçário, atendendo crianças de 0 a 3 anos.

Vale lembrar que o acesso a Educação Infantil é de extrema importância, levando em conta que a estimulação precoce das habilidades das crianças contribui muito para o seu aprendizado futuro. Além disso, é nessa faixa etária que a criança desenvolve suas habilidades motoras, afetivas e se incluiu autonomamente em um grupo social e é a autonomia uma das características mais importantes para o individuo entender, auxiliar e interferir de forma crítica e ativa na sociedade em que vive.