Campanha de Vacinação contra HPV 2015: prevenção é o caminho!

De volta em março, campanha pretende incentivar a prevenção e a diminuição dos casos de câncer do colo do útero na cidade de São Paulo

O câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. Por isto, é importante conscientizar a população sobre a campanha de vacinação contra o HPV, que teve início nesta segunda-feira (2) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Paulo.

O lançamento nacional da Campanha de Vacinação Contra o HPV será dia 09/03/2015, em Belo Horizonte. A partir desta dia começará a ser veiculada, em emissoras de rádio e televisão, uma chamada sobre a importância de manter a imunização em dia.

Neste ano, a primeira dose será aplicada em meninas de 9 a 11 anos, já que nesta faixa etária a chance de uma proteção duradoura é maior uma vez que as meninas normalmente ainda não tiveram relações sexuais e nem contato com o vírus do HPV.

Também poderão ser vacinadas jovens de 11 a 13 anos que não foram vacinadas ano passado e meninas indígenas e de situação de rua de 9 a 13 anos. As mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV serão vacinadas, mas seguindo o esquema vacinal tradicional: a primeira dose será aplicada em março, a segunda após 2 meses e a terceira dose seis meses após a primeira.

A vacina não apresenta riscos, não contém vírus e nem bactérias. Portanto, não produz infecção. A dose é composta por moléculas que também estão presentes no HPV, assim o sistema imunológico consegue reagir a essa parte semelhante ao vírus.

As vacinas serão aplicadas nas UBS e serão agendadas visitas às escolas públicas e particulares. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa .

Resultado positivo

A vacina foi criada na Austrália e depois da imunização das jovens houve uma redução de 90% dos casos desse tipo de câncer. No Brasil, a doença é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres, fazendo por ano 5.264 vítimas fatais. Em território nacional a vacina é oferecida desde março 2014 e as meninas que tomaram as doses estão com quase 100% de imunidade.

O que é o papiloma vírus humano (HPV)?

Um tipo de vírus que possui diversos subtipos. Normalmente é associado a outros problemas não muito importantes como verrugas. Se não tratado o HPV pode evoluir para um quadro de câncer genital, principalmente o câncer de colo de útero.

Transmissão

A principal forma é através de relação sexual, incluindo sexo oral. Também pode ocorrer durante a gravidez ou no parto e na inoculação através de objetos não esterilizados que abrigam o HPV.

Sintomas

A infecção é assintomática, mas pode gerar o aparecimento de verrugas na pele e nas mucosas. Nas mulheres o vírus pode alcançar o colo do útero, que muitas vezes só é identificado com exames específicos como o papanicolaou e a colposcopia.

Tratamento

O vírus pode ser eliminado de forma espontânea, sem que a pessoa saiba que possuía a doença, mas se diagnosticado o tratamento pode ser feito com medicamentos ou cirurgia.

Prevenção

A vacinação, promovida quando a pessoa é jovem, é o melhor caminho, pois não oferece riscos e tem eficácia de quase 100%. Quem não está no perfil para receber a imunização deve fazer uso de preservativos e realizar exames regularmente.