Corredor e intervenções na M’ boi Mirim minimizam o trânsito na região

Desde que tiveram início as obras de requalificação do corredor M’ boi Mirim, em novembro de 2013, muitas mudanças já foram percebidas na região.

Com extensão de 8,4 quilômetros, as obras do corredor seguem ao longo da Estrada do M’ Boi Mirim e Av. Guarapiranga, entre o Terminal Jardim Ângela e a Estação de Transferência Vitor Manzini, interligando-se com o binário Santo Amaro.

Corredor e intervenções na M’ boi Mirim minimizam o trânsito na região

Desde que tiveram início as obras de requalificação do corredor M’ boi Mirim, em novembro de 2013, muitas mudanças já foram percebidas na região.

Com extensão de 8,4 quilômetros, as obras do corredor seguem ao longo da Estrada do M’ Boi Mirim e Av. Guarapiranga, entre o Terminal Jardim Ângela e a Estação de Transferência Vitor Manzini, interligando-se com o binário Santo Amaro.

Canteiro central é preparado para receber novo paisagismo

Até o momento, 7.695 metros de via foram pavimentados, o que corresponde a 50% da obra concluída. Na Estrada M’ boi Mirim, os três quilômetros sentido bairro-centro estão finalizados, faltando duas travessias (cruzamentos). No sentido oposto, centro-bairro, a pavimentação está concluída desde a curva da Figueira até o Terminal Jardim Ângela, faltando apenas um pequeno trecho de 300 metros e dois cruzamentos.

No percurso, o motorista também ganhou um novo acesso, na altura da Rua Estevão Fernandes, que liga a Estrada M’ boi Mirim e o Viaduto Ponte Baixa, melhorando a fluidez do tráfego na região. “Antes, formava-se uma fila dupla de veículos ao lado dos ônibus no corredor, para cruzar a Estrada M’ boi Mirim, à esquerda, eliminando uma faixa de rolamento da via. Com o trânsito desviado para as ruas adjacentes, evita-se o congestionamento de veículos na M’ b78oi Mirim”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Omar Ayub, da SPObras.

Na Av. Guarapiranga, a concretagem do corredor foi concluída no sentido centro, interligando-se à ponte do Socorro até a Av. Vitor Manzini, também com os trechos finalizados.

A ponte recebeu também pavimentação nova em todas as pistas. Na Av. Vitor Manzini, além do corredor e pavimentação de todas as pistas, a plataforma está recebendo novas paradas. A via, que tinha apenas duas coberturas de 37,5 metros tem agora duas com 60 metros de extensão cada, atendendo os passageiros nos dois sentidos da pista.

A primeira parada está instalada próxima à Praça Dom Francisco de Souza; a segunda, alguns metros à frente, e ainda uma terceira parada será instalada próxima à ponte do Socorro, para embarque sentido centro, com 60 metros de extensão.

Para a construção de 60 metros de plataforma, onde estará esta terceira parada, será necessária a remoção de 11 espécies arbóreas, e a preservação de uma. Um Termo de Compromisso Ambiental – TCA – já foi liberado, e a remoção das espécies ocorrerá brevemente, liberando outras frentes de obra.

A SPObras já está em tratativas com a CET para que libere os próximos trechos da avenida para as obras. A equipe tem trabalhado na colocação de terra nas floreiras dos canteiros centrais, que estão sendo construídas em toda extensão do corredor - Estrada M'Boi Mirim, Av Guarapiranga, Ponte do Socorro e Av. Vitor Manzini - que receberão paisagismo.