Passeio ciclístico comemora os 461 anos da cidade de São Paulo

Ciclistas percorrerão 15,8 quilômetros visitando os principais pontos turísticos da cidade. Inscrições estão abertas até quarta-feira (21)

Em comemoração dos 461 anos de fundação da cidade, a Prefeitura de São Paulo realizará uma "pedalada" que percorrerá os principais pontos turísticos da capital sobre duas rodas. A "Pedalada de Aniversário" é gratuita, acontece no dia 25 de janeiro pela manhã e deverá reunir 5 mil pessoas para percorrer um trajeto de 15,8 quilômetros. As inscrições estão abertas pela internet até a próxima quarta-feira (21). Veja aqui a programação cultural completa em comemoração ao aniversário da cidade.

Os participantes da pedalada irão se concentrar a partir das 6h30 na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em frente ao prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na altura do número 1.313, será instalada uma tenda para distribuição de água e um posto médico. A largada será às 8h e os ciclistas percorrerão uma primeira etapa de 13,2 quilômetros até o Centro Esportivo e de Lazer Tietê, onde acontecerá uma parada. Em seguida, pedalarão mais 2.600 quilômetros até a chegada, prevista para as 11h30, no Vale do Anhangabaú.

No trajeto, estão previstos 12 pontos turísticos e históricos, como o Sambódromo do Anhembi e o Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na zona norte, a Pinacoteca do Estado e a Estação da Luz, as avenidas Ipiranga e São João, a Praça da República, o Viaduto do Chá, o Theatro Municipal e o Vale do Anhangabaú, na região central. O trajeto completo pode ser consultado no site do evento.

Para garantir a diversão de todos os ciclistas, é recomendado pedalar de acordo com as instruções de velocidade da organização do evento e também a utilização de equipamentos de segurança, principalmente capacete. Em todo o trajeto, haverá postos médicos, tendas de manutenção e apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e da Polícia Militar.

Inscrições
As inscrições para o passeio são gratuitas e serão realizadas até o dia 21 pela internet. Os participantes inscritos terão direito a um número de peito e a uma camiseta do evento. A retirada deste kit acontecerá no sábado (24), das 9h às 18h, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, localizado a cerca de 300 metros da estação de metrô Armênia.

A atração é mais um incentivo para a adoção da locomoção em bicicleta na cidade, que conta atualmente com 212,2 quilômetros de ciclovias, sendo 149,2 implementados na atual gestão. Em 5 de janeiro, foram iniciadas as obras para a implantação das ciclovias na avenida Paulista e sob o Elevado Costa e Silva. A infraestrutura para ciclistas na cidade está disponível na internet. De acordo com o Programa de Metas 2013-2016, o objetivo é até 2016 totalizar 400 quilômetros de novas ciclovias.

Passeio Ciclístico e Caminhada do Aniversário de São Paulo
Data: 25 de janeiro – Domingo
Concentração na Avenida Paulista em frente ao MASP
Largada às 8h

Inscrições:
http://www.minhasinscricoes.com.br/pedaladaaniversariosaopaulo/2015/

Retirada do Kit
Data: 24 de Janeiro - Sábado
Horário: das 9h às 18h
Local: Centro Esportivo Tietê
Endereço: Avenida Santos Dumont, 843 – Luz (próximo a estação Armênia do Metrô)