Em janeiro, 'Recreio nas Férias' oferece 700 passeios e atividades gratuitas em toda cidade

Confira os polos e as atividades oferecidas para as crianças da região do M'Boi Mirim.

 

Estão abertas as inscrições para a programação de atividades de lazer gratuitas do projeto 'Recreio nas Férias', que acontece entre 12 e 23 de janeiro de 2015 em 71 polos de toda a Capital. Neste período, crianças e jovens entre 4 a 14 anos poderão participar de 700 passeios e de atividades culturais, esportivas e brincadeiras em unidades da rede municipal de ensino, associações comunitárias, centros esportivos e de convivência.


Para participar do projeto é necessário se inscrever em um dos polos, levando autorização assinada pelos pais ou responsáveis. As inscrições começaram no dia 24 de novembro e continuam abertas nos polos até o preenchimento das vagas. Todas as atrações são abertas também para crianças e jovens que não fazem parte da rede municipal de educação.

Nesta edição de 2015, o tema escolhido pela Secretaria Municipal de Educação foi “Territórios do brincar – brinquedos e brincadeiras brasileiras”. Na programação artística estão as peças de teatro Alice no País das Maravilhas, da companhia Le Plat Du Jour, e Dom Caixote, da Fabulosa Trupe De Variedades, e o espetáculo de dança Coreológicas Ludus, da Caleidos Cia. de Dança.


Entre os passeios programados para essas férias estão visitas a museus, teatros, parques, ao Espaço Cultural Catavento e a unidades do SESC. Um dos destaques é a exposição Castelo Rá-Tim- Bum, que atraiu em 2014 milhares de pessoas ao Museu da Imagem e do Som. Outra atração é a mostra O Mundo Segundo Mafalda, que comemora os 50 da personagem do cartunista argentino Quino na Praça das Artes.


Além das atividades, refeições e lanches serão servidos diariamente para todos os jovens e crianças inscritos. Para esta 28ª edição, estão contratados cerca de 1.000 agentes recreativos, 100 oficineiros e 71 coordenadores que, ao lado dos servidores que já atuam na rede municipal de ensino durante todo o ano, trabalharão para garantir a segurança e o divertimento da garotada.


As atividades acontecem em 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), oito escolas de Ensino Fundamental, três Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), seis associações não-governamentais, quatro Centros Esportivos, um Centro de Educação Infantil, duas Escolas de Educação Infantil, no Centro de Convivência de Heliópolis e no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. A lista de polos está disponível na página da Secretaria Municipal de Educação.


Mais informações estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Educação. Pais e crianças interessadas podem também informar-se em uma escola municipal de sua região, que indicará o polo de atividades mais próximo.


Recreio nas Férias.

Criado em 2001, o programa nasceu a partir da concepção de que escolas e dos Centros Esportivos também são espaços de convivência lúdica e de lazer. Busca proporcionar a crianças e jovens vivências diversificadas, na perspectiva de uma educação integral.Apesar de ser coordenado pela Secretaria da Educação, a programação do Recreio nas Férias é montada a partir da utilização de espaços e equipamentos das Secretarias de Cultura, de Esportes, Lazer e Recreação, da Saúde e do Verde e do Meio Ambiente.