Prefeitura entrega mais um trecho das obras do Córrego Ponte Baixa

Com a conclusão até a rua José Barros Magaldi, a nova avenida Luiz Gushiken e a canalização do córrego Ponte Baixa chegam a quase 2km.

Avenida Luiz Gushiken ganha mais um trecho. Foto: Márcia Brasil

Na última segunda feira, 22 de dezembro, foi entregue mais um trecho das obras de canalização do córrego Ponte Baixa. Há mais de 40 anos a população do M’Boi Mirim aguarda e reivindica a canalização do córrego. A conquista deverá beneficiar cerca de 550 mil pessoas, que sofriam com o alagamento freqüente desses pontos na época de chuvas.O córrego, que desemboca no canal Guarapiranga, sofria com a poluição e assoreamentos e transbordava em vários pontos. Os trechos, já entregues, na extensão, entre a Avenida Guido Caloi até a Guilherme Valente não sofreram mais nenhum transbordamento desde 2013.

A área da bacia hidrográfica do córrego Ponte Baixa é de aproximadamente 6,7 km², ou seja, 670 hectares. Em fevereiro de 2013 a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou o primeiro trecho das obras de canalização, entre o canal da Represa Guarapiranga até a rua Frederico Grotte. Este trecho foi concluído no fim de 2013 e minimizou o impacto de chuvas na região.

No início de 2014 foi praticamente concluída a segunda etapa da obra, entre as ruas Frederico Grotte até a rua José Teodoro Lima e em seguida, a extensão até a rua Guilherme Valente. O córrego Ponte Baixa está sendo ampliado de 4 metros de largura, para 16,5 metros de largura, com trechos em canal aberto e outros em galerias retangulares fechadas, que tem 3,5 metros de altura. Isto significa um aumento de vazão de quatro vezes à capacidade. Com a finalização até a rua José Barros Magaldi já estão concluídos 1.880 metros de canal e sistema viário, com ciclovia, corredor de ônibus, paisagismo, calçadas, muros de arrimo, sinalização, iluminação, e pontos de ônibus.

Estão previstos, também, a canalização de 900 metros do Córrego Jardim Letícia, afluente da margem esquerda do córrego Ponte Baixa. A implementação de um parque linear para conservação das margens e recuperação da área de preservação permanente do córrego e a criação de uma área verde, devem ocorrer ao longo do processo de canalização. Vale lembrar que o empreendimento obteve Licença Ambiental de Instalação - LAI em janeiro de 2013.

Além de melhores condições de segurança e moradias para os munícipes, as obras terão impacto positivo no que diz respeito a mobilidade dos moradores e trabalhadores das imediações. A estrada do M'Boi Mirim é o principal eixo viário de acesso à região de Santo Amaro pelos moradores do Jardim São Luís, do Jardim Ângela e de parte de municípios como Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra. As vias previstas no projeto irão desafogar o tráfego da estrada do M'Boi Mirim e melhorar a mobilidade da região.

No total as obras terão um investimento de 765 milhões em conjunto com o Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), Programa Minha Casa Minha Vida e Prefeitura de São Paulo.