Paulinho da Viola se apresenta no Vale do Anhangabaú no Dia da Consciência Negra

Apresentação faz parte do evento "A Diáspora Musical Africana", que vai reunir artistas de países onde se deu o processo imigratório do regime escravocrata conhecido como "diáspora"

 A Prefeitura de São Paulo realiza na próxima quinta-feira (20) o evento A Diáspora Musical Africana, que vai apresentar no Vale do Anhangabaú as influências e contribuições da música negra nos países em que se deu a chegada da população africana, devido ao processo imigratório do regime escravocrata conhecido como “diáspora”.

O cantor e compositor Paulinho da Viola será o representante da música brasileira, mas a programação também inclui artistas como Jimmy Bo Honre (EUA), Keith Jones (Nigéria), Inera Chicle (Jamaica), Laurie Bell (EUA) - acompanhando do renomado gaitista brasileiro Big Chico, “Homenagem ao Boina Vista Social Clube e Ibrahim Ferrer” (Cuba) e Tony Bachman (EUA). A contribuição negra da música nacional contará também com Dg Hum & Lady Zua, Banda Black Rio e Banda Bola de Meia.

A Diáspora Musical Africana faz parte do Novembro Negro, que reúne todas as ações da administração municipal relacionadas ao Dia da Consciência Negra, e foi realizada pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial,em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Consulado Norte Americano e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Para o secretário municipal da Promoção da Igualdade Racial, Antonio Pinto, o Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de reflexão. “É preciso não somente relembrar a morte do herói nacional Zumbi dos Palmares, mas entender que o racismo para ser derrotado necessita do esforço e entendimento da sociedade. Não há desenvolvimento social e econômico em uma sociedade desigual”, disse.

As atrações

Nigeriano da etnia yorubá, Keziah Jones é considerado um músico virtuoso na execução de melodias ao som do ritmado violão percussivo e da guitarra elétrica. Com fortes influências do histórico cantor nigeriano Fela Kuti, o músico apresentará a São Paulo o gênero musical autoral “Blufunk”.

Balanço, ritmo e a nostalgia de Jimmy Bo Horne prometem transformar o Vale do Anhangabaú em uma grande pista de dança ao ar livre. O cantor é um dos ícones da Disco Music e eternizou sucessos como “You Get me Hot” e “Dance Across the Floor”. Indicado neste ano ao Grammy no CD/DVD Chicago Blues – A Living History, Lurrie Bell é atualmente um dos maiores nomes do Blues em todo mundo. Lurrie acompanhou artistas como a grande intérprete do blues Koko Taylor e Muddy Waters. O show “Homenagem ao Buena Vista Social Club e a Ibrahim Ferrer” – foi criado por Ibrahim Ferrer Junior e Fernando Ferrer, filho e sobrinho do lendário Ibrahim Feher, respectivamente, o contará com a presença da cantora brasileira de ascendência cubana Marina de La Riva e relembrará os grandes sucessos da velha guarda musical cubana que historicamente mais projetou a música de Havana para o mundo.

Representando o popular reggae jamaicano, o quinteto Inner Circle foi fundado no final da década de 1970. “Bad Boy” do álbum “One Way” é considerado um dos maiores sucessos de sua carreira. A banda de reggae, que tem influências da música pop já ganhou foi premiado pelo Grammy dentro de sua categoria musical. A batida do Hip-Hop norte americano terá como principal estrela a rapper e escritora norte americana Tony Blackman. A Banda Black Rio vai colocar todo o balanço do samba funk e contar em notas musicais os quase quarenta anos de carreira. A Banda Bola de Meia vai defender o samba rock, estilo musical dançante difundido nos anos 1970 e 1980, no palco do Novembro Negro, que ainda contará com a Rainha da Discoteca Brasileira Lady Zu e o rapper e produtor musical DJ Hum. Outras atividades pedagógicas e culturais acontecerão até o final do mês nos centros culturais e em quase toda a rede de CEUs da cidade. O objetivo é conscientizar a importância de se combater o racismo de todas as formas e de se promover uma sociedade mais igualitária.

Bem te Vejo Negra MPB
Ainda no Vale do Anhangabaú, projeto traz o olhar fotográfico de Mario Thompson retratando a diversidade de artistas negros da nossa música em momentos únicos de suas apresentações. As fotos serão acompanhadas de legendas com comentários de variados artistas sobre o registro de Thompson.

Programação - A Diáspora Musical Africana


11h - Lurrie Bell (EUA)
12h10 -Banda Bola de Meia (Brasil)
13h - Toni Blackman (EUA)
13h50 - Dj Hum e Lady Zu
14h40 - Keziah Jones (Nigéria)
16h - Banda Black Rio (Brasil)
17h20- Homenagem ao Buena Vista Social Clube e Ibrahim Ferrer (Cuba)
19h20 - Inner Circle (Jamaica)
21h - Paulinho da Viola (Brasil)
22h30 - Jimmy Bo Horne (EUA)