Prefeitura entrega segunda ponte sobre o rio Embu Mirim, na zona sul

Nova ponte na Avenida M'Boi Mirim tem 60 metros de extensão e conta com três faixas de rolamento, 15 metros de largura, faixa exclusiva de ônibus à esquerda e passeio com 3,5 metros

A nova ponte, sentido centro, tem 60 metros de extensão e conta com três faixas de rolamento. Foto: Márcia Brasil

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (12) a segunda etapa da ponte na Avenida M’ Boi Mirim sobre o rio Embu Mirim, na zona sul da cidade. A obra integra o programa de urbanização e reestruturação do sistema viário da região sul de São Paulo, bem como de um conjunto de obras no âmbito do Programa Mananciais. A sua construção faz parte das obras de duplicação da via, uma das intervenções mais aguardadas pela comunidade, que sofre diariamente com grandes congestionamentos na região.

"Este aqui era o principal gargalo do fundo [da Avenida M'Boi Mirim], nesta direção do [bairro Jardim] Horizonte Azul. Os ônibus não estão mais parando. [Antes] As pessoas desciam para ir a pé pra casa. Hoje a situação já está controlada", afirmou o prefeito, referindo-se às circunstâncias que a população local enfrentava antes das intervenções no viário.

A nova ponte, sentido centro, tem 60 metros de extensão e conta com três faixas de rolamento, 15 metros de largura, faixa exclusiva de ônibus à esquerda e passeio com 3,5 metros. Com a sua entrega, o trânsito que fluía nos dois sentidos por uma só faixa para cada direção, passará a usar seis faixas de rolamento, três para cada sentido. Isso porque em abril deste ano, a região já havia recebido uma primeira ponte com as mesmas características. A ponte entregue hoje funcionará apenas no sentido bairro.

A reforma do viário atende a uma das principais e mais antigas demandas da população local, de mais de 330 mil pessoas. Juntas, as pontes receberam um investimento de R$ 24,9 milhões.

Essas obras realizadas consolidam as grandes melhorias urbanas e viárias para toda região sul da capital, em conjunto com as intervenções na Estrada da Baronesa, entregues há três meses. Na ocasião, foi realizada a reforma, recapeamento, drenagem, colocação de asfalto, de guias e sarjetas, contenção lateral de 1.300 metros de leito carroçável e 1.300 metros de reforma dos passeios.Além destas, também foram feitas adequações viárias na Avenida M’Boi Mirim e dois trevos: o da Estrada da Cachoeirinha, que já foi entregue, e o da Estrada do M’Boi Mirim, em conclusão.