Festa cigana e exposição são os destaques culturais do final de semana

No M’Boi Mirim os eventos acontecem no Ceu Vila do Sol e no Sacolão das Artes. Veja programação completa da cidade.

Nesta semana, a Agenda Cultural das Subprefeituras está a cara de São Paulo: bem eclética. Tem atrações para todos os gostos e o melhor: tudo gratuito. Aproveite para escolher muitas atividades e bom passeio.

Entre os dias 24 e 31 de outubro, a Casa de Cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó, zona Norte, recebe a exposição “Pinturas Sobre um Novo Olhar”, que reflete a importância da arte como forma de aprendizado.

Com curadoria da educadora Débora Spirandeli, a mostra traz 15 pinturas sobre tela feitas pelos jovens da região, que serão expostas no mezanino do local. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos finais de semana, conforme programação da Casa de Cultura.

A diversão também pode surgir numa atividade saudável, como a “Caminhada Sustentável”, que acontece em Pirituba, no sábado (25), às 9h. O trajeto de aproximadamente 1km será acompanhado por uma fanfarra. Após a caminhada, haverá um espaço para as crianças com brinquedos e diversas atividades recreativas.

Feira Cigana

No Itaim Paulista, zona Leste, acontece a “3ª Festa & Feira Cigana”, a partir das 13h, com apresentações de danças típicas ciganas e shows. Além de momentos típicos, como a fogueira, apresentação do ‘manrô’ (pão cigano) e o cortejo de “Santa Sara”, a santa dos ciganos.

Para celebrar o ato de doar e a comunhão entre as pessoas, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes realiza a “Feira da Gratidão”, às 14h, do sábado (25). O evento é inspirado nas Gratifeiras, feira de trocas na Argentina e, para participar, leve uma canga, lençol ou tecido, estenda no chão e coloque em cima os objetos que queira doar/trocar. Você pode doar/trocar desde livros, CDs e roupas até abraços, danças, desenhos e gentilezas.

Em Pinheiros, a Praça Victor Civita será palco de uma tarde de homenagens com o Mix Musical Jair Rodrigues. A partir das 15h, serão apresentadas canções que fizeram sucesso na voz do saudoso Jair com a participação do grupo Low Brassil, dupla Karen e Gabriel e o grupo Morada.

A Biblioteca do CEU Vila do Sol, na zona Sul, recebe o “Café Filosófico”, às 17h, com a presença do músico, Anderson França e o debate sobre a importância da música na formação cultural e na difusão de conhecimento.

Na mesma região, às 21h, acontece o Sarau Candeeiro, no Sacolão das Artes. O evento reúne poetas e escritores, exposições de arte, lançamento de livros, CD's e exibição de documentários.

Criança também tem vez na programação

No sábado (25), a partir das 9h, o público infantil está convidado para o evento “Leitura na Praça”, que acontece na Praça Roosevelt, na região Central. Uma ação que busca incentivar a formação de novos leitores.

A criançada será bem vinda para a sessão matinal do filme “Os smurfs e a flauta mágica”, que acontece no domingo (26), às 10h, na Praça Vinícius de Moraes, na região do Morumbi, zona Sul.

O projeto “Cinema no Parque”, parceria da Subprefeitura Butantã com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a iniciativa privada. O objetivo da ação é levar lazer, cultura e entretenimento ao público da região, com direito a exibição gratuita de filmes e distribuição de pipoca.

Em Perus, na zona Norte, a Biblioteca Padre José de Anchieta apresenta na terça-feira (29), às 10h, a peça “Cinco Semanas Em Um Balão”, encenado pela Companhia Sabre de Luz Teatro. O espetáculo, inspirado em uma obra do escritor francês Júlio Verne, relata a viagem dele à África em um balão.

Serviços:

Subprefeitura Butantã
Cinema com pipoca – Filme: Os Smurfs e a flauta mágica
Quando? 26/10 (domingo)
Horário: às 10h
Local: Praça Vinícius de Moraes
Endereço: Avenida Giovanni Gronchi, s/n°
Gratuito

Subprefeitura Cidade Tiradentes
Feira da Gratidão
Quando? 25/10 (sábado)
Horário: às 14h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900 - Cidade Tiradentes
Fone: 2555 - 2840
Gratuito

Subprefeitura Freguesia/Brasilândia
Exposição “Pinturas Sobre um Novo Olhar”
Quando? De 24 a 31/10
Horário: 9h às 19h (terça a sexta)
Local: Casa de Cultura Salvador Ligabue
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215
Fone: 3931-8266
Gratuito

Subprefeitura Itaim Paulista
3ª Festa e Feira Cigana
Quando? 25/10 (sábado)
Horário: a partir das 13h
Local: Casa de Cultura Itaim Paulista
Endereço: Rua Barão de Alagoas, 340
Gratuito

Subprefeitura M’Boi Mirim
Café Filosófico – Debate Música Para Quê?
Quando? 25/10 (sábado)
Horário: às 17h
Local: Biblioteca do CEU Vila do Sol
Endereço: Avenida dos Funcionários Públicos, 369, Vila do Sol
Fone: 3397- 9811
Gratuito

Sarau Candeeiro
Quando? 25/10 (sábado)
Horário: às 21h
Local: Sacolão das Artes
Endereço: Avenida Cândido José Xavier, 577
Fone: 5819-2564
Gratuito

Subprefeitura Perus
Peça teatral - Cinco Semanas Em Um Balão
Quando? 29/10 (quarta-feira)
Horário: às 10h
Local: Biblioteca Padre Manoel de Anchieta
Endereço: Rua Antônio Maia, nº 651
Fone: 3917-0751
Gratuito

Subprefeitura Pinheiros
Mix Musical Jair Rodrigues
Quando? 25/10 (sábado)
Horário: às 15h
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580
Gratuito

Subprefeitura Pirituba/Jaraguá
Caminhada Sustentável
Quando? 25/10 (sábado)
Horário: a partir das 9h
Saída pela Rua Bernardo Rolim de Moura
Chegada na Rua Pajatuba
Fone: 3972-3033
Gratuito

Subprefeitura Sé
Leitura na Praça
Quando? 25/10 (sábado)
Horário: a partir das 9h
Local: Praça Roosevelt
Gratuito