Orçamento Cidadão é realidade em São Paulo

O que é? Para que serve? A quem se destina? A resposta detalhada a essas e outras questões, faz parte de um projeto que procura tornar acessível e transparente para todos os cidadãos e cidadão o planejamento e o orçamento da cidade.

O Orçamento Cidadão está no ar no Planeja Sampa, site em que ficará disponível a todos os interessados. Trata-se de um manual ilustrado, elaborado em linguagem simples, que busca tornar públicas e compreensíveis para qualquer pessoa as complicadas informações sobre o planejamento e o orçamento municipal. Ela também detalha, de forma acessível, o Projeto de Lei OPrçamentária de 2015 (Ploa 2015), que tramita na Câmara Municipal.

De posse desse conhecimento fica muito mais fácil para as cidadãs e os cidadãos participarem das discussões sobre esses temas. Mas não só: passam a ter mais condições para controlar o destino do dinheiro público.

Esse Manual faz parte de uma iniciativa mais ampla da Prefeitura, que é o Projeto Oraçamento Cidadão. O projeto inclui, além do Portal do Orçamento Cidadão, o envio de informações orçamentárias básicas junto aos boletos do Imposto Predial e Terrirorial Urbano (IPTU).

Também está previsto o lançamento de material impresso - os Cadernos Planeja Sampa -, do qual o próprio manual ( o que é o volume I) faz p-arte, e que trarão, ao longo do tempo, mais dados sobre o planejamento e orçamento públicos, entre os quais, um resumo da versão final da Lei Orçamentária de 2015 (LOA 2015). O contéudo de todos os cadernos ficará disponível no portal online.

Participe das Audiências Públicas Ploa 2015 na Câmara

Depois do processo participativo de construção Ploa 2015 no Executivo com a população, agora, a sociedade está sendo chamada a continuar o debate no Legislativo. Ao todo serão realizadas na Câmara Municipal dez audiências públicas, duas gerais e oito temáticas, entre outubro e dezembro. Confira agenda completa no Planeja Sampa
Suas contribuições são importantes. Não se omita. 
Participe!

Contribuições Ploa 2015

No site Planeja Sampa você encontra a relação das contribuições da população ao Projeto de Lei Orçamentária 2015. Essas sugestões foram apresentadas durante as 32 audiências públicas realizadas, entre agosto e setembro passados, em todas assubprefeituras da cidade, para divulgação da proposta da Prefeitura e sua discussão com a sociedade. Três mil e duzentas pessoas participara, desse processo. As contribuições estão organizadas por subprefeitura, para facilitar a consulta. Veja as que foram coletadas na sua região.

Mais informações confira aqui