I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento populariza conhecimento científico

A Semana acontecerá de 13 a 17 de outubro, em várias regiões da Capital, como CEUs e a Câmara Municipal. O evento é realizado paralelamente à 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014

Criado em 2010, pelo município de São Paulo, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&J) em conjunto com a Secretária Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, realizará entre os dias 13 e 17 de outubro, a I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento do Município de São Paulo. Fiesp, IPT e SEESP estão entre as entidades que subsidiam a organização do evento.

A Semana acontecerá em várias regiões da Capital, em espaços como o Centro Educacional Unificado (CEU) e Câmara Municipal, paralelamente à 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 (SMCTI). O encontro tem por finalidade a popularização do conhecimento científico e tecnológico, o aprofundamento do diálogo entre a sociedade e a área de ciência e tecnologia.
Na reunião do GT- CMCT&I, realizada em 19/08/2014, foi discutida a implementação do evento 2014, proposta por um Grupo de Trabalho do qual fazem parte representantes do IPT, SinTPq, Instituto Butantan, Fapesp, Fiesp, SEESP, Instituto Federal e profissionais da SDTE vinculados ao Conselho.

Para participar as inscrições devem ser realizadas pelo email: cmcti@prefeitura.sp.gov.br

Confira a programação da semana do dia 13 a 17 de outubro de 2014

13.10.2014 – Segunda-feira
Ato Solene de Abertura com Autoridades Públicas e Acadêmicas
O papel da Ciência e da Tecnologia no Desenvolvimento Social e Econômico
Dr. Jorge Kalil – Professor Titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Instituto Butantan.
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de SP/Viaduto Jacareí, 100 - 8º andar
Horário: das 14h00 às 17h00
Participação da Agência de Notícias “Imprensa Jovem” da Secretaria Municipal de Educação e do Coral da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Coordenador de mesa: Artur Henrique – Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação
 
14.10.2014 – Terça-feira
A Ciência e Tecnologia e a participação popular na gestão de riscos, desastres e a construção de cidades mais seguras e resilientes
• ‘Cidades Resilientes’ | Sidnei Furtado - Promotor para o Brasil do Programa de Cidades Resilientes da ONU
• ‘Gestão Participativa de Riscos’ | Milton Roberto Persoli – Coordenador Geral da Defesa Civil da Cidade de São Paulo.
• ‘Gestão de Riscos ou Gestão de Desastres?’ | Eduardo Soares de Macedo - Geólogo Pesquisador do Centro de Tecnologias Ambientais do IPT.
Local: Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo
Horário: das 14h00 às 17h00
Coordenador de mesa: Roberto Garibe - Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras
15.10.2014 – Quarta-feira
Meninas Cientistas
Denise Motta Dau - Secretária Municipal de Políticas para Mulheres
Dra. Yara Marangoni - Docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Meteorologia da USP e Doutora em Geofísica pelo IAG/USP.
Thatiane Lima - Aluna de Engenharia de Materiais da Escola Politécnica da USP/Poli, participante do Grupo de Estudo de Gênero e do Escritório Piloto.
Bianca Vyunas e Maria Augusta Torres - Estudantes de Ciências Sociais, Pesquisadoras do CNPq e FAPESP e assistentes do Departamento de Sociologia da USP.
Local: Centro Cultural São Paulo | Sala Jardel Filho
Horário: das 14h00 às 17h00
Coordenadora de mesa: Ros Mari Zenha - Geógrafa e Pesquisadora do Centro de Tecnologia do Ambiente Construído - CETAC/IPT
16.10.2014 – Quinta-feira

A Inovação para os microempreendedores individuais, médias e pequenas empresas e empreendimentos de economia solidária
• ‘Solução de problemas tecnológicos e de gestão para micro, pequenas e médias empresas’ | Mari Tomita Katayama - Pesquisadora do Núcleo de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP - NTMPEs.
• ‘Ciência e Tecnologia e Inovação Social em Tecnologias Assistivas’ | Irma Passoni - Pedagoga, foi relatora da CPMI “Causas e Dimensões do atraso científico e tecnológico no Sistema de Ensino, Pesquisa e Extensão” e Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação da Câmara dos Deputados.
• ‘Educação Empreendedora no Ensino Técnico e Tecnológico’ | Prof. Oswaldo Massambani – Diretor da Agência de Inovação INOVA Paula Souza
• ‘O papel da Universidade no apoio aos empreendedores: Painel de Inovação e a Contribuição da USP’ | Dra. Luciane Ortega – Vice Coordenadora da Agencia USP de Inovação e Doutora em Engenharia Mecânica.
• ‘Incubadora da Universidade Mackenzie’ | Augusto Aielo
Local: Auditório da Escola Americana | Universidade Presbiteriana Mackenzie
Horário: das 14h00 às 17h00
Coordenador de mesa: Prof. Maurício Benedetti – Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

17.10.2014 – Sexta-feira

Contribuições para um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Artur Henrique - Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e Presidente do CMCT&I
Simão Pedro - Secretário Municipal de Serviços
César Callegari - Secretário Municipal de Educação
Marcos Cruz - Secretário Municipal e Finanças e Desenvolvimento Econômico
• Representação da Câmara Municipal de São Paulo
Local: Sede da Prefeitura Municipal de SP/ Viaduto do Chá, 15 - 7º andar 
Horário: das 14h00 às 17h00
Coordenador de mesa: Luiz Barbosa de Araújo – Coordenador de Desenvolvimento Econômico da SDTE

 

Para Mais informações clique aqui