Prefeitura investe em diversas frentes para melhorar mobilidade urbana dos paulistanos

Além do aumento de velocidade dos ônibus com as faixas exclusivas, a Prefeitura está dobrando a quantidade de corredores e criará quatro novos terminais. Cidade ganhará 400 quilômetros de ciclovias e pedestres contam com mais infraestrutura.

 A melhoria da mobilidade urbana, com o objetivo de criar novas alternativas de transporte e mais rapidez no deslocamento diários dos paulistanos, tem recebido investimentos e ações em diversas frentes por parte da Prefeitura de São Paulo.

Além da criação de faixas exclusivas e corredores para dar mais velocidade aos ônibus, os ciclistas também estão ganhando vias segregadas para ter mais segurança ao trafegar. Já os pedestres estão sendo beneficiados com um projeto inédito de iluminação específica para calçadas e mais sinalização nas travessias, além de reformas no passeio público. Ações de educação no trânsito e a inserção de novas tecnologias de transporte também são alvo de ações da administração municipal.

Os diferentes modais de transporte e os investimentos na área foram assunto de uma série de atividades da Semana da Mobilidade 2014, que teve o tema “ande, pedale e embarque nessa”. No último sábado (27), a programação foi encerrada com o 1º Passeio Ciclístico na avenida Teotônio Vilela, na zona sul.


Faixas exclusivas
Desde o início do ano passado até agora, a Prefeitura criou 357,9 quilômetros de faixas exclusivas à direita, e dois estudos feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontam aumento da velocidade dos coletivos e economia de tempo para os usuários. A medida é aprovada por mais de 90% da população, de acordo com a pesquisa feita pelo instituto Ibope em parceria com a Rede Nossa São Paulo, divulgada na semana passada.


Corredores de ônibus
Além das faixas, a Prefeitura planeja dobrar a quilometragem de corredores de ônibus. Do total de corredores previstos, 37,5 quilômetros estão obra, 60,8 quilômetros estão com a obra contratada ou aguardando licença ambiental e outros 67,2 quilômetros estão em fase de projeto ou pré-qualificação.

Já foram iniciadas as obras dos corredores M’Boi Mirim (8 quilômetros), Binário Santo Amaro (8 quilômetros), Berrini (3,5 quilômetros) e avenida Inajar de Souza (14,6 quilômetros). Na Cidade Jardim, já foram entregues 1,3 quilômetros de corredores.


Terminais
Além das vias, a Prefeitura vai construir quatro novos terminais em Itaquera (zona leste), Jardim Ângela (zona sul), Parelheiros (zona sul) e Perus (zona norte) para beneficiar mais de 500 mil pessoas diariamente.

Além disso, os terminais de Campo Limpo, Santo Amaro, Parelheiros, João Dias e Capelinha receberam obras de reforma e reestruturação. O Terminal Grajaú irá ganhar novos acessos e terá sua área para estacionamento de ônibus (mangueira) ampliada. Os terminais Aricanduva e São Miguel também passarão por reformas para suas ampliações.


Novas tecnologias
A cidade também investido em tecnologias dentro e fora dos ônibus para melhorar a mobilidade urbana. Lançado em fevereiro com o intuito de incentivar a criação de aplicativos e softwares, o Laboratório de Tecnologia e Produtos para Mobilidade Urbana busca soluções tecnológicas para facilitar os deslocamentos pela cidade e sua integração com os modais de transporte disponíveis.
Na zona sul, 20 novos ônibus estão equipados com ar-condicionado, câmeras de monitoramento e validadores de bilhete único com sistema antifraude. Outros dez coletivos já estão sendo preparados para entrar em circulação em bairros como Sacomã e Vila Prudente e mais 200 unidades foram encomendadas. Esses ônibus vão se juntar aos 1.785 novos carros que estão circulando na cidade desde janeiro de 2013. Em 2015, a renovação prevê a entrada em operação de mais mil veículos. Além disso, todos os 15 mil veículos que operam no sistema de transporte público municipal são equipados com GPS, equipamento que permite o acompanhamento em tempo real dos coletivos no site Olho Vivo.
Desde junho, os pontos de ônibus recebem adesivos com os chamados QR Codes, uma espécie de código de barras que, ao ser fotografado por smartfones, pode ser decodificado, proporcionando o acesso de informações atualizadas sobre ações que estão sendo realizadas. Atualmente a cidade conta com 20 pontos de ônibus que oferecem esta tecnologia. A meta é instalar 250 pontos de ônibus com QR Code por mês na cidade de São Paulo.


Ciclovias
A Prefeitura de São Paulo vai implementar 400 quilômetros de ciclovias nos 96 distritos da cidade até o final de 2015. Esta é a Meta 97 do Programa de Metas 2013-2016, que será realizada a partir do projeto SP 400km. Este ano, a capital já ganhou 78,3 km quilômetros e a meta é fechar 2014 com 200 quilômetros implementados. Até o final de setembro, a cidade vai ganhar mais 64,5 quilômetros e atingir 109,4 quilômetros de vias segregadas exclusivamente para o deslocamento de ciclistas.

Com as medidas, o número de paulistanos que usam a bicicleta todos os dias como meio de transporte cresceu 50% em 2014 em comparação a 2013, de acordo com a Pesquisa Mobilidade Urbana, feita pelo Ibope, a pedido da Rede Nossa São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (18). Enquanto o levantamento de 2013 estimou que cerca de 174,1 mil moradores da cidade usavam a bicicleta diariamente, neste ano o número passou para aproximadamente 261 mil. A mesma pesquisa aponta que a implementação das ciclovias é aprovada por 88% dos paulistanos.


Pedestres
Além de investir na implementação de faixas exclusivas, corredores de ônibus e ciclovias, a Prefeitura também trabalha na infraestrutura para ampliar a segurança dos pedestres. Por meio do programa “CET no seu bairro”, iniciado em fevereiro, foram instaladas e revitalizadas 3.190 faixas de pedestres em mais de 40 bairros. Além disso, até agosto, já foram reformados 112.852 m² de calçadas em toda a cidade.

Com investimentos de R$ 19,5 milhões do Ministério do Turismo, a cidade de São Paulo ganhará cerca de 90 mil m² de calçadas acessíveis, voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Entre as ruas que serão beneficiadas estão a Consolação e Maria Antônia, os entornos do Mercado Municipal e do Parque Ibirapuera, além de vias de Itaquera, como as avenidas Pires do Rio e Afonso de Sampaio e Sousa.

O município também iniciou um projeto inédito de iluminação pedonal, especial para os pedestres, que já conta com 14,9 mil pontos. A expectativa é que a cidade tenha 20 mil pontos de iluminação para pedestres até o fim do ano e 70 mil até o fim de 2016.


Educação de trânsito
Já na educação de trânsito, mais de 71 mil pessoas foram alvos de mil ações ou atividades para alertar os motoristas sobre cuidados com o trânsito e, em especial, da proteção do pedestre em mais de 40 bairros, por meio do programa “CET no seu bairro”.

Além disso, o Programa de Proteção da Vida (PPV) foi levado para outras 17 avenidas e 11 locais com alta concentração de pedestres da cidade.


Bilhetes temporais
Desde o ano passado, a atual gestão criou três novos tipos de Bilhete Único para atender os usuários do sistema de transporte coletivo que precisam, por exemplo, se locomover para trabalhar, estudar e ainda aproveitar a cidade nos finais de semana. Além da modalidade Mensal, que permite que o passageiro use o transporte público de maneira ilimitada com apenas uma tarifa por 30 dias, também estão em operação os bilhetes Semanal para sete dias e Diário, que opera por 24 horas.

O Bilhete Único mensal custa R$ 140 só para um meio de transporte e R$ 230 para ônibus e trilhos e é vantajoso para o usuário que faz mais de 46 viagens por mês. Já o Bilhete Único Semanal permite que o usuário realize quantas viagens quiser ao longo de sete dias, pagando um valor fixo de R$ 38 só para ônibus e R$ 60 para a tarifa integrada com o Metrô. O Diário custa R$ 10 só para um modal e R$ 16 para os dois, compensando para o usuário que faça mais de quatro viagens em 24 horas.