Coleta seletiva de lixo é ampliada para mais dez distritos da cidade

Caminhão da Coleta seletiva foi entregue para o M'Boi Mirim, em cerimônia com a participação dos catadores da região, e representantes da Amlurb e Ecourbis

A coleta seletiva de lixo será ampliada para mais dez distritos da cidade com a aquisição de 11 novos caminhões do programa SP Recicla. Com os novos veículos, o serviço também será ampliado para todas as ruas de 17 distritos até a segunda semana de outubro. Os investimentos em equipamentos e o crescimento do atendimento integram a política de resíduos sólidos da Prefeitura, que tem como meta aumentar o percentual de reciclagem em São Paulo de 2% para 10% até 2016.

“A primeira medida foi ampliar a nossa capacidade de separar o resíduo, com a instalação das duas novas centrais mecanizadas de triagem. Agora o desafio é fazer o resíduo chegar nas centrais. Trata-se de levar informação para o cidadão e estimulá-lo a fazer a pré-seleção. Todo o resíduo seco pode ser posto no mesmo saco, porque as máquinas da Prefeitura vão fazer a seleção”, afirmou o prefeito de São Paulo.

Os dez distritos que não contavam com a coleta seletiva e serão atendidos parcialmente pelos novos veículos são: Jardim São Luís, Cidade Dutra, Grajaú, Socorro, Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa e Tucuruvi.

Nesta terça-feira (30/9), às 10h, o secretário de Serviços e o presidente da autarquia,  estiveram na sede da subprefeitura Capela do Socorro, que possui três distritos recentemente contemplados: Cidade Dutra, Grajaú e Socorro. 

Às 11h30, foi a vez de M’Boi Mirim, que tem sob sua jurisdição o distrito Jardim São Luís, outro que também passou a contar com o serviço de coleta seletiva.

No estacionamento da Subprefeitura M'Boi Mirim, caminhão da coleta seletiva é entregue para a população.

Os outros 16 distritos que já eram atendidos parcialmente com a coleta seletiva e agora terão todas as ruas atendidas com o serviço são: Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília, Sé, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes, Vila Leopoldina, Barra Funda, Mandaqui e Santana. O décimo sétimo é o Tucuruvi que começou com a coleta seletiva parcial nesta semana e vai ser universalizado em outubro.

Com esta ampliação, mais um milhão de pessoas serão beneficiadas com o serviço na cidade, totalizando 4,7 milhões de pessoas. “Uma vez por semana, o caminhão vai passar na rua em um horário determinado. Podem ser reciclados papel, papelão, lata, alumínio, ferro, vidro, plástico. Isso vai voltar para a indústria, gerar renda. Ao fazer a reciclagem o cidadão contribui com a cidade e também contribui com a geração de trabalho dos catadores que trabalham nas cooperativas”, disse o secretário de Serviços.

Atualmente, 75 distritos contam com a coleta seletiva, seja parcial ou universalizada, ou seja, em todas as ruas. Com a ampliação do serviço, agora são 85 regiões atendidas. Hoje existem 14 distritos que têm a cobertura universalizada. Com a ampliação, chegará a 31 regiões da cidade com cobertura total de coleta seletiva, e a previsão é chegar a 40 até o fim deste ano. A expectativa é alcançar todos os 96 distritos com a coleta seletiva universalizada até 2016.

Os 11 novos caminhões entregues nesta manhã integram um conjunto de cerca de 40 veículos que ampliarão a frota de coleta seletiva da capital. Até a primeira quinzena de outubro entrarão 16 em circulação, e mais 23 serão acrescentados em janeiro de 2015.

Para que a reciclagem avence na cidade, é necessária também a contribuição da população (veja abaixo orientações). “Estamos elaborando um programa de comunicação e educação ambiental específico para resíduos sólidos, com as orientações para o cidadão, porque sem ele não é possível a coleta seletiva”, disse o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza (Amlurb), Silvano Silvério.

Meta
Somada à criação de duas novas centrais de triagem, as medidas representam avanço no cumprimento de umas das metas do governo. O objetivo prevê que a cidade, que coletava apenas 1,8% dos resíduos recicláveis no primeiro semestre deste ano, atinja 10% até 2016. Atualmente, a cidade já tem capacidade para ampliar para 6% a coleta.

O avanço na área começou em abril deste ano com o lançamento do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Paulo (PGIRS), que define diretrizes para os próximos 20 anos, e ganhou impulso com a inauguração das duas centrais mecanizadas de triagem, na Ponte Pequena e em Santo Amaro, em junho e julho, respectivamente.

Cada uma das centrais tem capacidade para processar 250 toneladas de resíduos por dia. Outras duas unidades, com igual potencial para processamento, serão inauguradas nos próximos dois anos. A ampliação da coleta iniciada nesta semana e a necessária adesão da população possibilitarão que as centrais atinjam esses números.

Como contribuir
Para saber se sua residência conta com coleta seletiva, é possível consultar as empresas responsáveis pela coleta de lixo na capital, pela internet ou por telefone. A empresa Loga disponibiliza uma busca pelo site da empresa e atendimento pelo telefone 0800-770 1111. Ela atende às subprefeituras Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanâ/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.

A empresa Ecourbis também oferece busca online na internet e pelo telefone 0800-772 7979. A concessionária é responsável pelas subprefeituras de Aricanduva / Formosa, Campo Limpo, Capela do Socoro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente.

Para contribuir com a reciclagem, são importantes alguns cuidados no descarte do lixo, principalmente a separação dos resíduos recicláveis, como latas e garrafas, dos resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas. Recicláveis com restos de alimentos devem ser enxaguados para não contaminarem outros materiais.

Veja abaixo mais informações sobre os materiais que podem ser encaminhados para reciclagem:


Papel – jornais, revistas, cadernos, livros, papel de seda, caixas de papelão, cartolinas, papel kraft, papel de desenho, caixas tipo longa vida
Não são recicláveis: carbono, celofane, papel vegetal, papel fotográfico, fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados, parafinados ou plastificados


Plástico -
sacos e sacolas, potes, tampas, garrafas PET, embalagens de produto de limpeza, canetas sem carga, escovas de dente, isopor, baldes e utensílios de cozinha
Não são recicláveis: acrílicos em geral, adesivos, tomadas, embalagens com material corrosivo e tóxico, espumas, plásticos “termofixos” (utilizados em telefone, computadores, teclados)


Metal - latas e objetos de alumínio, cobre, chumbo e bronze, fios, tampinhas, embalagens de marmitex, arames, chapas, canos, grampos e clips
Não são recicláveis: esponjas de aço e latas de aerossol, tinta ou pesticidas
Vidro - garrafas, frascos de condimentos, copos, pratos e outros objetos
Não são recicláveis: espelhos, lâmpadas, cristal, vidro plano, cerâmica e porcelana