Em curso de formação, membros do Conselho Participativo discutem novo Plano Diretor

Em aula inaugural realizada no Centro Cultural São Paulo, prefeito e secretário falam sobre as novas diretrizes urbanísticas para a cidade. Primeira fase de curso de capacitação para os conselheiros terá cinco oficinas

No Centro Cultural Vergueiro, conselheiros participativos assistem a apresentação do prefeito. Foto: Márcia Brasil

O prefeito  apresentou neste sábado (23) as novas diretrizes do Plano Diretor Estratégico em aula inaugural do curso de formação do Conselho Participativo. Até o final do ano, representantes de todas as subprefeituras participarão de cinco oficinas de capacitação. A palestra reuniu 285 pessoas no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

O curso de formação dos conselheiros é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Governamentais, em parceria com a Escola de Governo e com a Brazil Foundation. Na primeira fase de atividades, 1.133 conselheiros acompanharão discussões sobre os principais temas da cidade, como governança municipal, desigualdade social, costumes e mentalidades e direito à cidade. Na segunda fase, serão debatidos temas específicos de cada região da Capital. O objetivo é preparar os conselheiros para uma participação mais ativa na administração municipal.

Em sua palestra neste sábado, o secretário municipal Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano) explicou que o Plano Diretor é essencial para reequilibrar e humanizar a cidade. “O Plano Diretor prevê todas as redes de equipamentos públicos e as formas de articular serviços de educação, esportes, saúde, trabalho e assistência social”, disse Mello Franco. Mais informações sobre o Plano Diretor estão disponíveis no portal Gestão Urbana.

Além do prefeito e do secretário, a aula incluiu apresentações dos representantes da Escola de Governo, Maurício Piragino e Pedro Aguerre, e do vereador relator do Plano Diretor na Câmara Municipal.

Conselho

O Conselho Participativo Municipal tem entre 19 a 51 membros por bairro, de acordo com o tamanho da população, sendo em média um representante para cada 10 mil habitantes nas 32 subprefeituras. As eleições para o Conselho aconteceram em 8 de dezembro, reuniram quase 3.000 candidatos e mais de 120 mil cidadãos puderam votar em até cinco representantes de seu bairro. Os 1.113 eleitos foram empossados no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade.