Cidade de São Paulo receberá 30,6 quilômetros de ciclovias em agosto

Prefeito apresentou o plano de implementação de vias exclusivas para bicicletas em reunião nesta quinta-feira com clicloativistas

Morador da Chácara Santana, Marcos usa a bicicleta diariamente como meio de transporte para trabalhar. Foto: Márcia Brasil

A cidade de São Paulo receberá 30,6 quilômetros de ciclovias até o fim de agosto. O programa com os endereços onde estão previstos a criação de vias exclusivas para bicicletas foi apresentado nesta quinta-feira (7) pelo prefeito Fernando Haddad em reunião com cicloativistas no Paço das Artes, região central da cidade.

Este ano a capital já ganhou 11,6 quilômetros de vias segregadas para ciclistas, a meta da administração municipal é construir 400 quilômetros de ciclovias até o fim de 2015, o SP 400km. Clique aqui e saiba os locais previstos para receber as ciclovias em agosto.

Na abertura do encontro, o prefeito ressaltou a importância da participação dos cicloativistas na elaboração de propostas para melhorar a segurança de quem anda de bicicleta na cidade. “Hoje, ou a gente recomeça uma nova filosofia de convivência ou a vida vai ficar mais difícil, como tem ficado mais difícil ao longo dos anos. E antes da gente se dividir, e acho que a gente sempre vai ter motivo para se divergir, acho que também tem de ser feito esforço para buscar um ponto comum para fortalecer a agenda da mudança”, afirmou.

O cicloativista Daniel Guth, diretor da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo), lembrou dos avanços em relação às reuniões anteriores com o prefeito Haddad, como a realização de uma campanha publicitária visando a segurança dos ciclistas, que já foi divulgada; a melhoria na infraestrutura urbana, que já está em andamento com a implementação das ciclovias; e a ampliação da participação de cicloativistas nas discussões sobre o tema na cidade, o que também está sendo feito.

“A cidade está vivendo um momento único de abertura de diálogo muito importante. Por isso estamos aqui para pontuar nesta agenda positiva da cidade alguns temas urgentes com relação ao uso das bicicletas”, afirmou Guth.

Em nome do grupo, o cicloativista apresentou propostas para melhorar a implementação de ciclovias na cidade, principalmente na questão da segurança dos usuários. Entre as reivindicações estão o acompanhamento do projeto SP 400km, o compartilhamento das vias com os ônibus, uma nova campanha publicitária estimulando o uso da bicicleta, a redução da velocidade máxima para veículos nas ruas e avenidas da cidade, melhorar a travessia nas pontes e viadutos, a realização de uma pesquisa origem/destino, mais biciletários e paraciclos e a manutenção do diálogo com entidades que defendem o uso da bicicleta.

O secretário Municipal de Transportes Jilmar Tatto explicou aos cicloativistas que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já está reduzindo a velocidade de veículos de 60 km/h para 50 km/h em algumas ruas e avenidas. Tatto disse que já está em discussão a realização da pesquisa de origem/destino, e pediu estudos para a Gerência das Marginais para melhorar a segurança de ciclistas em pontes e viadutos.

Sobre os bicicletários, o secretário lembrou que já foi inaugurado no sábado o do Largo da Batata, em Pinheiros, na zona oeste (incluir link), e pediu colaboração dos clicloativistas para elaborar uma propostas de criação de paraciclos. “Não é só o projeto de ciclovias. Estamos trabalhando a questão da segurança relacionada ao ciclista e tudo que implica nisto e as conexõese também as infraestrutura das ciclovias para o ciclista poder para a bicicleta”, afirmou o secretário de transportes.

Leia também

Capital Paulista terá mais 400 Km de ciclovias construídas até o ano de 2016