Casos confirmados de dengue somam 14,5 mil na cidade

Cerca de 70% dos 14.551 casos confirmados até agora se concentram entre o fim de março e início de maio. Em relação à semana passada, o número de confirmações subiu 6,37%

O levantamento divulgado na última quinta-feira, dia 10 de julho, pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que o total de casos de dengue confirmados na cidade de São Paulo neste ano chegou a 14.551, 6,37% a mais que na semana passada. Mais de dois terços dos casos acumulados do ano (68,35%) se concentra no período de seis semanas compreendido entre os meses de março e maio*. Com isso, a taxa de incidência (acumulada) da cidade é de 129,3 (casos para cada 100 mil habitantes), considerada média de acordo com o Ministério da Saúde (veja tabela abaixo).

Assim, como o número de notificações (registros não confirmados) já começa a apresentar queda, desde a semana passada a Secretaria Municipal de Saúde não está fazendo mais a classificação de distritos por estágio de transmissão de dengue, já que essa classificação estava sendo feita a partir da incidência acumulada no ano, não refletindo mais a situação atual de baixa transmissão da doença no município.

Os números registrados até agora consideram as notificações recebidas nas primeiras 27 semanas epidemiológicas e variam na medida em que os casos foram sendo apresentados pelas unidades de saúde públicas e privadas. Apesar do crescimento de casos confirmados nas últimas semanas, o número de notificações começou a desacelerar, e já é possível concluir que o pior período da dengue neste ano já está superado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas dez óbitos por dengue foram registrados na cidade neste ano (um em fevereiro e nove em abril).


Clique AQUI para ver o detalhamento dos registros por distrito (2010 a 2014)

Ações de combate

Até 16 de julho, novas ações de combate à dengue estão sendo programadas para acontecer nas regiões Leste, Centro Oeste e Sul da cidade. Na Zona Leste, mais de 200 agentes nas subprefeituras de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista visitarão imóveis para bloqueio de criadouros e nebulizações. E além disso, eles também distribuirão toucas para caixas d’água. Na região Centro Oeste, as ações serão nas subprefeituras da Lapa e Pinheiros, com 60 agentes. Já na Zona Sul, serão 200 agentes que visitarão imóveis nas subprefeituras de Campo Limpo, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro para a realização de bloqueios de criadouros e nebulizações.

Mais dicas de como se prevenir da doença

- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;
- Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca virada para baixo;
- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou quando não usadas deverão ser cobertas;
- Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou “Operação Cata-Bagulho”;
- Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge; ponha água só na terra.

Atenção aos principais sintomas da doença

A presença de dois sinais, combinada com febre alta, é a indicação para se procurar o serviço médico com urgência, principalmente, quem está chegando de viagem de região contaminada. Os sintomas da Dengue Clássica como é chamada, acrescida de dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão caracterizam a Dengue Hemorrágica.

- Febre alta (acima de 38°C)
- Fraqueza e prostração

- Dor no corpo e nas juntas
- Dor de cabeça
- Dor no fundo dos olhos (Sem resfriado ou coriza)

Entenda o índice: Taxa de incidência de dengue**

0 a 100 casos por 100 mil habitantes - baixa incidência
100 a 300 casos por 100 mil habitantes - média incidência
Acima de 300 casos por 100 mil habitantes - alta incidência

* dados referentes ao período de 23 de março a 3 de maio
** medição realizada pelo Ministério da Saúde