Segunda etapa da construção da Ponte do Capela está com obras em ritmo acelerado

Depois da entrega da primeira ponte em abril, o ritmo das obras pra entregar a nova ponte em aproximadamente 100 dias está bem acelerado, como prometido à população local pelo prefeito

A prefeitura iniciou a construção da nova ponte sobre o rio Embu Mirim, na região de M´Boi Mirim. Essa nova ponte deverá ser entregue à população em aproximandamente 100 dias. São obras que fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, um investimento do qual o Governo Federal de São Paulo vem priorizando obras de mobilidade e de drenagem, um dos dois grandes problemas enfrentados pelos moradores da capital paulista.

Muito esperadas pela população local, as pontes farão da antiga Estrada M’Boi Mirim uma nova via, mais larga, segura e em condições de dar aos motoristas que circulam pela zona sul onde se concentra vários dos bairros mais populosos da Capital, o conforto de ir e vir sem o desgaste causado pelo trânsito pesado principalmente nos horários de maior pico.

Por isso, um mês depois da inauguração da primeira fase das obras da ponte sobre o rio Embu Mirim, com sentido centro-bairro, a prefeitura continua trabalhando a todo vapor para construir a ponte no sentido oposto e esta ficar pronta o mais breve possível.

Há muito tempo solicitada pela população, a obra que mudará a paisagem da Estrada M’Boi Mirim, principal corredor de acesso às regiões de Santo Amaro, Jardim São Luis, Jardim Ângela e adjacências, será um verdadeiro marco na valorização do bairro.

Isso porque, segundo os técnicos que estão executando o serviço, o novo trecho dessa ponte está sendo construído sobre a ponte antiga. Desta forma conseguimos adiantar uma etapa, já que ela serve de escoramento para a nova ponte. Assim que a obra for concluída, a demolição da antiga será feita por baixo da nova estrutura.

Com isso, na última semana, a equipe iniciou a perfuração e execução das estacas de raiz para a construção do bloco de fundação do pontilhão, onde serão instaladas as vigas que já estão disponíveis para utilização no local da obra. A equipe também está finalizando o extravasor próximo ao pontilhão. Com um metro de diâmetro, o extravasor terá a função de escoar o excesso de água pluvial que vai ser descarregada no rio.

Para quem não sabe, a Estrada M'Boi Mirim é hoje uma das principais vias de deslocamento do eixo Sul – Centro. Cerca de 300 mil pessoas, tanto em coletivos quanto em carros, transitam diariamente pela via. Antigamente, o acesso bairro-centro e vice versa era feito por apenas uma faixa de direção em cada sentido. E agora, com o término da nova obra serão três faixas no sentido centro-bairro e duas no sentido bairro-centro, aumentando ainda mais a fluidez no trânsito local.

Leia também

Prefeito da capital paulista entrega primeira fase de obras da ponte do Jardim Capela