Cata-bagulho recolhe 283 toneladas de entulhos em maio na região de M'Boi Mirim

Essa ação visa impedir o acúmulo de materiais em vias públicas, córregos e terrenos baldios, evitando o entupimento de bueiros e transbordamento de córregos, reduzindo também os riscos de enchentes e proliferação de doenças, como a dengue

Somente no mês de maio, mais de 400 vias dos bairros Jardim Caiçara, Guarujá, Cidade Ipava, Horizonte Azul, Jardim Coimbra, Jardim Santa Lúcia, Jardim Paranapanema foram percorridas pela operação cata-bagulho e 283 toneladas de entulho foram recolhidos ao todo nessa ação. Vale lembrar que o serviço em M´Boi Mirim acontece sempre aos sábados, das 8h às 14h, e visa ajudar no descarte adequado de materiais em desuso como móveis velhos e eletrodomésticos quebrados. O recolhimento previne ainda os riscos de enchentes e o acúmulo de entulho em vias públicas, terrenos baldios e córregos.

Além dos riscos à saúde, o descarte irregular é considerado crime ambiental, passível de multa de R$ 15 mil. Portanto, caso o munícipe queira se desfazer de algum objeto inservível, mas não teve sua via contemplada pela operação, ele pode solicitar a inclusão da via pelo telefone 156, ou dirigir-se pessoalmente a um dos Ecopontos da cidade, com, no máximo, 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).

Neste próximo sábado, dia 07 de junho, a operação cata-bagulho contemplará o bairro Jardim Capela e Vila Calu. Confira aqui  a programação completa do ano.

Leia também: Município intensifica ações de combate à dengue em distritos considerados críticos