Campanha de Vacinação contra o vírus HPV para meninas começou dia 10 de março

A vacina é oferecida gratuitamente nos postos de saúde e escolas de ensino fundamental da cidade para adolescentes de 11 a 13 anos do sexo feminino

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em consonância com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde, realiza, de 10 de março a 10 de abril, na cidade de São Paulo, a Campanha de Vacinação contra o vírus HPV para meninas de 11 a 13 anos. A campanha foi lançada dia 10/3, no CEU Butantã, com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff, do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, do Prefeito Fernando Haddad, do Secretário Municipal da Saúde, José de Filippi Jr e do governador Geraldo Alckmin. O objetivo é prevenir o câncer de colo de útero. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo, o que representa 211.288 adolescentes.

O cronograma do Ministério da Saúde prevê vacinar em 2014 meninas com 11, 12 e 13 anos de idade. Em 2015, será a vez das meninas com 9, 10 e 11 anos e em 2016 quem estiver com 9 anos. A população indígena é um grupo de maior vulnerabilidade, por isso serão imunizadas as meninas indígenas com idades entre 9 e 13 anos no ano da introdução da vacina.

O esquema de vacinação adotado pelo Ministério da Saúde é o recomendado pelo Grupo Técnico Assessor de Imunizações (TAG) da Organização Panamericana de Saúde e aprovado pelo Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunização (PNI), composto por três doses:

* 1ª dose: entre 10 de março e 10 de abril, as 550 escolas municipais de ensino fundamental receberão equipes das Coordenadorias Regionais de Saúde, que vacinarão as alunas com idades entre 11 e 13 anos. Simultaneamente, a campanha acontecerá nas 447 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as demais adolescentes que se encaixam no público-alvo, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde;
* 2ª dose: em setembro (seis meses após a primeira dose), nas UBS;
* 3ª dose: cinco anos após a primeira dose, nas UBS.

A Secretaria Municipal da Saúde – através da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) – fez uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação para que as ações de imunização sejam executadas. Os pais das adolescentes estão recebendo orientações sobre a importância da vacinação.

As contraindicações para a aplicação da vacina HPV são:
* reação anafilática aos componentes da vacina;
* reação anafilática em dose anterior;
* gestantes, uma vez que não há estudos conclusivos até o momento. Se a adolescente engravidar após o início do esquema vacinal, as doses subsequentes deverão ser adiadas até o período pós-parto. Caso a vacina seja administrada durante a gravidez, nenhuma intervenção adicional é necessária, somente o acompanhamento pré-natal.

Cerca de 8 mil profissionais de saúde foram mobilizados para a campanha. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa