Novas Redes de Pontos de Cultura estão se formando em São Paulo

Os interessados em participar tem até o dia 21 de março para se inscrever.

Venha você também fazer parte do programa que dispõe de 160 mil reais em apoio financeiro para organizações sem fins lucrativos. Esses novos pontos de cultura tem como objetivo articular e impulsionar ações em suas comunidades, agregando agentes culturais e compondo uma rede horizontal de iniciativas culturais.

Para quem não sabe, essa nova rede de pontos de cultura é uma parceria firmada entre o Poder Público e a Sociedade na efetivação do direito à cultura, principalmente no que diz respeito aos segmentos e as populações historicamente excluídas e que residem em regiões que apresentam precariedade no acesso aos bens e serviços culturais.

São passíveis de apoio ações de criação, produção, fruição e difusão e expressões artísticas e culturais, como: música, artes visuais, artes plásticas, audiovisual, performance, teatro, dança, moda, circo, hip-hop, shows, literatura, poesia, artesanato, culturas tradicionais, culturas populares, interlinguagens, cultura digital, comunicação, cultura LGBT, além de processos que incluam o conceito de cultura na sua dimensão antropológica, como modos de vida e consolidação de identidades.

O programa também é uma parceria firmada entre o Ministério da Cultura, a Secretaria Municipal de Cultura e as Organizações sem Fins Lucrativos da cidade de São Paulo.

A organização interessada em participar poderá optar por:

a) apenas credenciamento;

b) credenciamento e recebimento de apoio financeiro.

 

QUEM PODE INSCREVER-SE

Organizações culturais sem fins lucrativos sediadas na cidade, com CNPJ aberto há no mínimo 3 (três) anos, que desenvolvam atividades culturais de forma continuada.

 

UM POUCO MAIS SOBRE O CREDENCIAMENTO

É o registro que habilita as organizações selecionadas a:

- concorrer ao apoio financeiro, por meio de projetos;

- obter apoio institucional em ações de fortalecimento das atividades nas áreas de gestão, comunicação e aprimoramento de linguagens artísticas;

- inclusão no Mapeamento Cultural da Cidade de São Paulo;

- concorrer a repasses de recursos como prêmio de reconhecimento, podendo também ser contratada para desenvolver programações artísticas e culturais.

 

Para o credenciamento a organização deverá entregar um envelope contendo os seguintes documentos impressos ou em formato digital (CD ou pendrive):

- Dados Cadastrais (nome, CNPJ, endereço, subprefeitura, e-mail, tel., nome do representante legal e tel.);

- CNPJ / CCM / CADIN (cópia);

- Histórico de atuação cultural da organização;

- Portfólio das atividades culturais desenvolvidas (com fotos, indicação de sites, blogs, páginas em redes sociais, matérias de imprensa e outros materiais de divulgação);

- Anexo I - Ficha de Inscrição (modelo no site);

- Anexo II - Declaração de sede em São Paulo e de que desenvolve atividade cultural há pelo menos três anos na cidade de São Paulo; (modelo no site).

 

E SOBRE O APOIO FINANCEIRO

Já para as organizações receberem o apoio financeiro é necessário entregar um projeto em três vias (envelopes) de igual conteúdo (podendo ser impresso, CD ou pendrive), com as seguintes informações:

- Nome do projeto;

- Resumo do projeto;

- Objetivos a serem alcançados;

- Local(s) onde a ação cultural será desenvolvida (no caso de realização em espaços de terceiros, apresentar autorização escrita do responsável pelo espaço);

- Plano de trabalho, contendo o descritivo detalhado das ações a serem realizadas e composição da equipe;

- Indicação dos recursos previstos para composição do Kit Multimídia;

- Cronograma com desenvolvimento e duração das atividades para os 2 (dois) anos;

- Orçamento detalhado;

- Outras Informações complementares.

 

E mais, cada organização poderá apresentar ainda um projeto de dois anos de duração, para concorrer ao apoio financeiro no valor de r$ 160.000,00.

Para o recebimento do recurso financeiro, após a divulgação do resultado, as organizações selecionadas deverão apresentar os documentos necessários para a contratação.

Conheça o edital em detalhes por meio do site da Secretaria Municipal de Cultura: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cultura